Professor lança livro sobre Stakehand – o revolucionário método para gestão de carreira
O consultor e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luciano Salamacha, utiliza a matriz Stakehand – metáfora dos dedos – para simplificar a alavancagem de carreiras e negócios. Os cinco dedos de cada mão representam os cinco passos com elementos eficazes para conquistar resultados surpreendentes. Tudo isso ele explica no livro Stakehand – Cinco passos simples para solucionar qualquer situação no seu dia a dia, que foi lançado em Ponta Grossa no dia 1º de setembro, no colégio Neo Master.
A escola foi a primeira a aplicar a matriz com alunos do Ensino Médio, cerca de 190 estudantes, a fim de orientar no planejamento de carreira. Afinal, conforme explica Luciano, o método de Stakehand serve tanto para principiantes quanto para os gestores mais experientes. “Na palma da mão é depositado o problema que requer solução. Nos dedos estão as ações necessárias para chegar ao objetivo com um projeto, tudo baseado em cinco pilares: força de vontade, conhecimento, resiliência, disciplina e planejamento”, afirma.
O dedo polegar é identificado com a força de vontade, o indicador representa o conhecimento, o mindinho é a resiliência, o
anelar simboliza a disciplina e o médio está associado ao planejamento. Essa ligação é justamente para facilitar a disseminação
do método junto a equipes, profissionais e estudantes que queiram dar passos seguros na evolução da carreira. “Parece simples, e realmente a execução é bastante fácil, mas há muita ciência e teorias complexas que sustentam esta matriz”, comenta Salamacha.
Algumas empresas de grande porte já vêm aplicando essa metodologia com grande sucesso. O livro pode ser adquirido pelo site.