CULTURA LIVROS

For kids: livro bilíngue conta a história de instrumentos musicais inusitados; lançamento será nesta semana em Curitiba

Parte da tiragem ainda será direcionada para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe

Neste sábado (27), a partir das 11h, na Biblioteca Pública do Paraná, acontece o lançamento do livro Enciclopédia de Curiosidades Sonoras. O evento contará com a presença dos autores para sessão de autógrafos, distribuição gratuita de exemplares e contação de histórias. A entrada é franca.

EnciclopediaDeCuriosidadesSonoras_LucasAmorim_001
(Foto: Lucas Amorim)

LEIA TAMBÉM: A beleza da literatura: conheça as 10 bibliotecas mais bonitas do mundo

Sobre o livro bilíngue Enciclopédia de Curiosidades Sonoras

Você provavelmente deve saber o que é um violão, uma bateria ou um saxofone. Mas o que é e qual a história de um bouzouki? Ou ainda, do handpan? E a do pife, você conhece? Para responder estas e outras perguntas do universo sonoro, o livro Enciclopédia de Curiosidades Sonoras passeia pelas histórias e curiosidades de diversos instrumentos musicais. Dividido em corda, sopro e percussão, a publicação, além de incentivar a leitura e o gosto musical dos leitores, também se torna uma ferramenta de aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo para quem o lê.

CONFIRA: Verena Jogada No Chão: Ana Clara Garmendia lança livro em Curitiba

Escrito por Isadora Hofstaetter e Mateus Sokolowski, o livro – bilíngue (PT e EN) – conta com prefácio da cantora Fernanda Takai e ilustrações de Felipe Lui e Livia Deboni. Enciclopédia de Curiosidades Sonoras é uma publicação para todas as idades que reúne informações do universo sonoro dos instrumentos que são tão diversos quanto a existência humana. Nesse compilado, o livro acaba contando muito também sobre movimentos culturais mundiais ao longo dos tempos.

Felipe Lui, Livia Deboni, Isadora Hofstaetter e Mateus Sokolowski (Foto: Lucas Amorim)

“A cada instrumento que a gente se debruçava, muita informação curiosa aparecia: seja no aspecto físico, como o qanun que tem um número de cordas impressionante; seja na história de como determinado instrumento surgiu, como o steel drum que nasce de uma adaptação de barris de petróleo; seja em curiosidades como a solitária corda ré que tinha no cavaquinho do qual Waldir Azevedo compôs a música ‘Brasileirinho’. Mas, o que para mim é o mais legal da Enciclopédia de Curiosidades Sonoras é que, quando reunimos tantos instrumentos e suas histórias em um só lugar, passa a ser possível perceber influências entre povos e culturas, fluxos migratórios, ondas de avanços tecnológicos, enfim, movimentos culturais mundiais, tudo por meio desse recorte dos instrumentos musicais”, diz Isadora, uma das autoras do livro.

Mateus Sokolowski, co-autor da publicação, realizou uma ampla pesquisa nos últimos quatro anos a fim de levantar ferramentas necessárias para buscar uma bibliografia atual sobre cada instrumento.

Músico e historiador, Mateus se aliou a outros músicos experientes no universo específico de cada instrumento para tirar dúvidas e aproximar a teoria da prática: “não decidimos fazer um texto fechado ou definitivo, a enciclopédia chegou para semear a curiosidade de crianças e adultos. Sem perder de vista uma pesquisa científica, tivemos como norte a missão de promover a diversidade e mostrar ao leitor a riqueza criativa de diferentes culturas musicais espalhadas pelo mundo”, diz o pesquisador.

EnciclopediaDeCuriosidadesSonoras_LucasAmorim_001
(Foto: Lucas Amorim)

O livro físico será distribuído gratuitamente para todos os públicos na data do lançamento, que também receberá uma sessão de contação de histórias criadas especialmente para o evento, com os contadores de histórias da Biblioteca Pública do Paraná. O projeto também disponibiliza a publicação em versão on-line e áudio livro nas redes do projeto.

Parte da tiragem ainda será direcionada para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe, instituição hospitalar beneficiada pelo projeto.

Serviço

Quando: 27 de maio, 11h

Onde: Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 – Centro)

Instagram: clique aqui.

Deixe um comentário