Raising a bookworm! Veja 5 dicas para estimular as crianças a ler desde cedo
O processo de alfabetização abre um novo universo para crianças. Ao aprender a ler, elas ganham autonomia, ampliam o vocabulário, aprofundam o aprendizado e ainda se divertem. Um passo importante na alfabetização é dado quando a leitura passa a ser autônoma, ou seja, a criança não apenas escuta histórias mas também, consegue ler sozinha.
De acordo com a orientadora do Ensino Fundamental do Colégio Marista Paranaense, Gilmara Brunetto, a leitura autônoma estimula a criatividade, a oralidade e também a escrita. “É um processo importante e muito rico na vida de uma criança. É um momento de apresentar a leitura como forma de diversão, entretenimento e curiosidade”, explica.
Escola e família juntas
A escola é um ambiente propício para ensinar e estimular a leitura, mas para que a criança desenvolva o gosto por essa atividade, é preciso que ela receba apoio de familiares. “O incentivo dos pais faz toda a diferença. É importante que os adultos leiam para ela, ofereçam livros e estimulem a prática”, afirma Gilmara. Para dar dicas e incentivar a prática, o Colégio Marista Paranaense realizou o “Chá Literário”.
LEIA TAMBÉM: COIN convida chef Eva dos Santos para a terceira edição de ‘Dois Chefs, Um Menu’
Durante uma semana, em dois horários, as famílias foram convidadas a visitar a biblioteca da escola e se aproximar do universo literário. A orientadora conta que nesse momento houve uma contação de história e uma conversa sobre a importância do incentivo à leitura.
As famílias puderam trocar ideias, emprestar livros e tomar um chá quentinho durante o momento do projeto. “Antigamente as bibliotecas eram espaços frios, silenciosos e que até geravam medo nas crianças. Mas agora, temos um espaço lúdico, divertido e acolhedor para toda a família. Isso faz com que a experiência da leitura seja ainda melhor”, afirma Gimara.
Confira algumas dicas do Chá Literário para estimular a leitura autônoma:
1. Livros devem ser acessíveis
Em casa, é interessante ter livros no quarto da criança e também na sala e áreas comuns. Ter livros ao alcance das mãos incentiva a leitura e funciona como alternativa a outras atividades, muitas vezes digitais.
LEIA TAMBÉM: Topolino: novo mini carro elétrico da Fiat impulsiona buscas pelo Fiat 500
2. Pais devem dar o exemplo
Não adianta estimular a criança a ler se ela não vê os pais fazendo o mesmo. Ter um momento de leitura conjunta pode ser uma boa ideia para toda a família ler mais e melhor.
3. Variar materiais
Começar com histórias em quadrinhos pode ser uma opção para aliar leitura e diversão. Por ter textos menores, em caixa alta e com apoio de imagens, os quadrinhos são ótimos para captar a atenção das crianças em histórias divertidas.
LEIA TAMBÉM: NIVEA fará sua primeira participação em festa de São João com linha de beleza
4. Encontrar o melhor gênero literário
As crianças, assim como os adultos, têm gostos e preferências particulares. Encontrar o melhor tipo de história ou autor para cada perfil é importante para garantir o amor pela leitura. Para isso é importante oferecer diferentes tipos de livros para que a criança se identifique.
5. Além da leitura
Atividades culturais como visitas a museus, teatros, circos, bibliotecas e livrarias, por exemplo, são boas opções para estimular a leitura. Ligar esses passeios a histórias cria memórias afetivas importantes e ampliam a experiência da leitura.