Sinestesia da arte
Visitar as principais obras de arte pelo mundo é uma experiência enriquecedora que nos conecta com a essência da humanidade. Essas obras são testemunhas de épocas passadas e expressões criativas que transcendem o tempo. As visitas nos proporcionam uma compreensão mais profunda da cultura, da história e da diversidade humana, oferecendo-nos a oportunidade de refletir sobre questões sociais, políticas e filosóficas que permeiam essas obras.
MUSEU DE ARTE MODERNA DE NOVA YORK, NOS EUA
A NOITE ESTRELADA DE VAN GOGH
A famosa pintura retrata um céu noturno com espirais de cores intensas que se mesclam em harmonia. A obra retrata a vista da janela de um quarto do hospício de Saint-Rémy-de-Provence, pouco antes do nascer do sol, com a adição de um vilarejo idealizado pelo artista. A tela faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.
VEJA TAMBÉM NOS EUA
Cecily Brown, em Cecily Brown: Death and the Maid, reúne pinturas, desenhos, cadernos de esboços e monotipias para explorar temas de natureza morta, memento mori, espelhamento e vanitas.
LEIA TAMBÉM: Uma mente criativa
PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO, NO BRASIL
O MESTIÇO DE CÂNDIDO PORTINARI
A obra icônica do renomado pintor brasileiro foi concluída em 1934 e retrata um jovem com traços indígenas e afro-brasileiros, simbolizando a diversidade racial do Brasil. Portinari captura a essência da identidade brasileira ao representar a riqueza e a complexidade da miscigenação cultural do Brasil.
MUSEU DE ARTE LATINO- AMERICANO, NA ARGENTINA
ABAPORU DE TARSILA DO AMARAL
Ícone do modernismo brasileiro, foi criada em 1928. A pintura retrata uma figura humana desproporcional, com um corpo alongado e cabeça pequena. Considerada uma representação simbólica da identidade e cultura brasileira, a obra incorpora elementos do folclore e da natureza exuberante do Brasil.
MUSEU REINA SOFÍA, NA ESPANHA
GUERNICA DE PABLO PICASSO
Considerada uma das mais famosas e impactantes obras da história, a pintura é uma representação das consequências devastadoras da Guerra Civil Espanhola. Com cores predominantes de preto, branco e cinza, Picasso retrata a angústia e o sofrimento da população durante o bombardeio da cidade de Guernica. A obra é uma denúncia contra a violência e a guerra.
VEJA TAMBÉM NA ESPANHA
Os fotógrafos Ángel Albarrán e Anna Cabrera, que trabalham juntos desde 1996, são um casal de artístas. Seu trabalho é caracterizado por uma estética particular que combina a reflexão sobre a memória e a experiência com a investigação da química fotográfica.
LEIA TAMBÉM: Sucesso garantido
MUSEU DO LOUVRE, NA FRANÇA
MONA LISA DE LEONARDO DA VINCI
Também chamada de La Gioconda, é uma das obras mais famosas e enigmáticas do renascentista italiano Leonardo da Vinci. Pintada por volta de 1503-1506, a obra retrata uma mulher com um sorriso enigmático e olhar penetrante. A expressão enigmática de seu rosto intriga os espectadores ao longo dos séculos, tornando-a uma das pinturas mais estudadas e debatidas da história da arte.
VEJA TAMBÉM NA FRANÇA
01.05.92 é uma ponte entre as obras Hommage à Henri Matisse I e Hommage à Henri Matisse II, de Zao Wou-Ki, formando uma trilogia abstrata.
TATE MODERN,NA INGLATERRA
NENÚFARES DE CLAUDE MONET
O artista começou a trabalhar na série Nenúfares na década de 1890 e continuou pintando essas cenas até o final de sua vida, na década de 1920. Durante esse período, ele criou inúmeras obras que retratam os reflexos e as cores mutáveis da água, a vegetação exuberante e os próprios nenúfares flutuando na superfície.
GALERIA NACIONAL DE OSLO, NA NORUEGA
O GRITO DE EDVARD MUNCH
Pintada pela primeira vez em 1893, a obra de Edvard Munch já ganhou três versões ao longo dos anos. A pintura é uma das percursoras do expressionismo com linhas retas, redução das
formas e valor simbólico da cor. A tela aborda temas difíceis, como a solidão, a melancolia, a ansiedade e o medo.
ÖSTERREICHISCHE GALERIE BELVEDERE, NA ÁUSTRIA
O BEIJO DE GUSTAV KLIMT
A obra criada pelo pintor austríaco apresenta um casal apaixonado em um abraço íntimo e intenso e é caracterizada pela combinação de cores vibrantes e detalhes ornamentados – típicos do estilo Art Nouveau. O artista utiliza folhas de ouro e prata para destacar os trajes elaborados, criando uma atmosfera luxuosa e sedutora.
MUSEU NACIONAL DE TÓQUIO, NO JAPÃO
A GRANDE ONDA DE KANAGAWADA DE KATSUSHIKA HOKUSAI
A obra é a mais famosa da série Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji, criada pelo artista japonês Katsushika Hokusai. A série foi produzida entre 1830 e 1833, durante o período Edo, e consiste em trinta e seis estampas em xilogravura que retratam diferentes perspectivas do Monte Fuji, tanto em paisagens naturais quanto em cenas da vida cotidiana.
AUSTRÁLIA, NA AUSTRÁLIA
OS AMANTES DE RENÉ MAGRITTE
Pintada em 1928, a obra mostra um homem e uma mulher se beijando. Porém, o tecido entre os dois é o que deixa a tela provocativa. Com muitas interpretações, a pintura pode trazer uma representação da incapacidade humana de revelar totalmente sua verdadeira natureza, mesmo aos companheiros mais íntimos.
*Matéria originalmente publicada na edição #277 da revista TOPVIEW.