Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná divulga programação completa
O teatro infantil tem um papel fundamental na formação de plateia e na educação artística e criativa de crianças e adolescentes. Com o objetivo de proporcionar uma programação democrática e gratuita de artes cênicas às famílias paranaenses, o FESTIN – Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná – chega em sua 5ª edição apresentando espetáculos premiados e com diferentes linguagens na cidade de Cascavel, região Oeste do Paraná, que está entre os cinco municípios mais populosos do estado.
LEIA TAMBÉM: O bem que a arte faz! Instituto Incanto transforma vidas através da dança, literatura e música
O evento, que ocupará gratuitamente teatros, parques, praças e espaços públicos da cidade paranaense, contará com 25 apresentações de mais de 10 companhias teatrais, vindas de diferentes regiões do Brasil e de países como México, Peru e Portugal.
“Estamos muito felizes em promover mais uma vez arte gratuita e de qualidade para as famílias da região Oeste do Paraná. O teatro infantojuvenil contribui para o desenvolvimento, estímulo cognitivo e de observação, orienta na oralidade, no lúdico e, principalmente, na criatividade das crianças e dos jovens, ainda mais em tempos do mundo digital. Ajuda nos primeiros passos de um futuro promissor. O Festin tem uma programação totalmente pensada nas diferentes famílias e suas realidades”, explica a produtora cultural e diretora do Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná, Bruna Bayley.
A abertura, que ocorrerá no dia 14 de maio, às 19h30, no Teatro Municipal Sefrin Filho, contará com, além da cerimônia, uma apresentação do espetáculo “Monstro e Cia”, em linguagem de teatro de formas animadas pela Companhia Talagadá (São Paulo), que aborda um debate sobre o bullying, assunto de grande importância para a conscientização das crianças e adolescentes do mundo atual.
Atrações premiadas e de sucesso de críticas passarão pelo evento, como “O Poderoso de Marte”, da Teca Teatro (Bahia), “O Lançador de Foguetes”, da Cia. De pernas pro Ar (Rio Grande do Sul), “El Secreto Del Árbol”, da Pepito Ron Teatro de Mimo y Títeres (Peru), “Desamor” e “Encantos”, da La Máquina Núcleo de Criação Artística (Portugal), “Jardim – Um Solo Poético para Crianças”, da Tecer Teatro (Paraná), “#Mergulho”, da Eranos Círculo de Arte (Rio Grande do Sul), “Afuera”, do Teatro Al Vacío (Argentina/México), entre outras.
Encerrando a programação, o aguardado espetáculo “O Rei Leão”, também no Teatro Municipal no dia 19 de maio, às 19h30, em uma livre adaptação pela L’art Produções (Santa Catarina), sucesso de público e que aposta em valores importantes como perdão, união em família e generosidade.
“Buscamos uma seleção que fosse democrática e de produções com alta qualidade, premiadas e de sucesso de público em várias regiões da América Latina. Essa será uma oportunidade para que as famílias, pais e mães, educadores da região Oeste do Paraná possam apresentar para suas crianças e adolescentes espetáculos primorosos e de companhias que são referência nas artes cênicas infanto-juvenil, com linguagem e temas variados. Tudo isso de forma gratuita”, completa Bruna Bayley, que também assina a curadoria do FESTIN Paraná, ao lado de Cynthia Borges, licenciada e especialista em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná, e Cleiton Echeveste, ator, dramaturgo, bacharel e mestre em Artes Cênicas.
O FESTIN – Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná – conta com recursos pelo PROFICE – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná, e com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal, com patrocínio da Copel – Pura Energia, Sicoob, M.A. Máquinas Agrícolas e da John Deere Brasil. Acompanhe as novidades por meio das redes sociais oficiais.