Moda & Arte: FENDI apoia exposição de Giuseppe Penone; veja histórico cultural da marca
A relação entre a FENDI e o mundo da arte e cultura é profunda e duradoura desde 1925, quando Edoardo e Adele Fendi fundaram a luxuosa Maison em Roma. Um vínculo composto de valores fortes como inovação, tradição, savoir-faire, criatividade, espírito italiano, fortalecido no tempo graças ao compromisso da Maison e várias parcerias que apoiam a arte e cultura italiana em todo o mundo, com todas as suas realizações e talentos notáveis.
Neste ano, a FENDI anuncia patrocínio à exposição Universal Gestures de Giuseppe Penone. Continue lendo para descobrir o histórico de apoio da marca à arte e à cultura.
LEIA TAMBÉM: Dança das Garças: obras retratam celebridades como delicado animal
Exposição Universal Gestures de Giuseppe Penone
De 14 de março a 28 de maio de 2023 a Galleria Borghese se abre novamente ao mundo contemporâneo com Giuseppe Penone. Universal Gestures, curadoria de Francesco Stocchi, uma exposição que honra a imutável vitalidade da escultura e um Mestre de Arte Povera.
A exposição nasce da busca de algo que não está presente nos extraordinários espaços da Galleria, uma releitura da relação clássica entre paisagem e escultura que as antigas estátuas presentes na coleção manifestam. Um caminho em perfeita continuidade com a pesquisa sobre a relação entre Arte e Natureza que caracteriza a direção de Francesca Cappelletti.
Universal Gestures de Giuseppe Penone não propõe nenhuma comparação, mas apresenta trabalhos escolhidos como “reflexão” em relação ao ambiente, oferecendo uma “complementação” de elementos: nas salas caracterizadas por um triunfo de mármores, esculturas e decorações – magníficas representações do mundo mineral – Penone acrescenta folhas orgânicas, couro, madeira que conecta e define os dois universos.
Nos Jardins, por outro lado, a integração olha para o mundo dos metais, com esculturas de bronze que dialogam com a rica vegetação circundante, enriquecida por cerca de quarenta novas plantas para suportar algumas das obras.
A exposição também inclui núcleos de obras menos conhecidas que não se relacionam menos iconograficamente com o trabalho de Penone, como Vegetal Gaze, e outras exibidas pela primeira vez em grupos temáticos – Breath of leaves e To breathe the shadow – inseridos no espaço como presenças autônomas e originais. Na ausência da mitologia na obra de Penone, a narrativa se desloca de seu eixo, e a relação entre o tempo natural e o passado histórico dá origem a um novo e presente incerto.
Contribuições da FENDI para arte
Em janeiro de 2013, a FENDI anunciou a restauração da Fonte de Trevi, em Roma, sob seu patrocínio. Este ato filantrópico inicia um ambicioso projeto para a preservação do patrimônio cultural da cidade de Roma: Fendi for Fountains. Além da Fonte de Trevi, o projeto incluiu a restauração do complexo das “Four Fountains”.
Em 2016, a Maison Romana confirmou seu compromisso com o patrocínio da Cidade de Roma e de suas fontes com a restauração e/ou preservação das fontes del Gianicolo, del Mosè, del Ninfeo del Pincio e del Peschiera.
CONFIRA: Palacete dos Leões será sede da exposição ‘Noite: paisagens imaginárias’, do Coletivo 7Mulheres
Em 2015, a FENDI devolve à cidade de origem, Roma, o Palazzo della Civiltà Italiana no bairro EUR, escolhido como sua nova sede para reforçar suas raízes romanas. Na ocasião, após mais de 70 anos de sua criação, a Maison abre ao público o primeiro andar do Palazzo e o dedica a exposições e instalações temporárias, entre as quais Una Nuova Roma. L’Eur e il Palazzo della Civiltà Italiana (2015), FENDI Roma – Os Artesãos dos Sonhos (2016) e FENDI Studios (2017).
No Palazzo della Civiltà Italiana, a FENDI realizou pela primeira vez, de janeiro a julho de 2017, uma exposição de arte contemporânea, um show solo do artista italiano Giuseppe Penone chamado Matrice. Com curadoria de Massimiliano Gioni, a exposição apresentou uma seleção de 15 obras de arte que datam dos anos 1970 até o presente, incluindo criações raramente vistas e que pela primeira vez foram expostas na Itália.
A colaboração com Giuseppe Penone continuou com a instalação no Largo Goldoni, em frente ao Palazzo FENDI, da Foglie di Pietra, uma grande escultura encomendada pela Maison como um presente para Roma. Esta grande doação marca a primeira vez em que uma obra de arte contemporânea significativa é instalada permanentemente nos espaços públicos de Roma. A iniciativa foi examinada e depois aprovada por um júri composto pelo Ministério da Cultura italiano, a Cidade de Roma, a FENDI e o curador da exposição Massimiliano Gioni.
Em março de 2017, a FENDI focou na formação de jovens, com a criação de uma área científica dedicada exclusivamente aos estudantes da ‘SAF – Scuola di Alta Formazione’ (Escola de Formação Profissional) do ‘ISCR – Istituto Superiore per la Conservazione ed il Restauro’ (Instituto de Conservação e Restauração), órgão técnico especializado na conservação e restauração do patrimônio cultural do Ministério do Patrimônio e Atividades Culturais.
Ao mesmo tempo, a Maison apoiou o Pavilhão Italiano na 57ª Exposição Internacional de Arte da La Biennale di Venezia, assim como os três artistas – Giorgio Andreotta Calò, Roberto Cuoghi e Adelita Husni-Bey – selecionados pela curadora Cecilia Alemani para a exposição Il mondo magico (O Mundo Mágico), solidificando seu apoio não só à cultura e à arte, mas à excelência italiana em todo o mundo.
Em setembro de 2017, a FENDI anunciou uma parceria de três anos com a Galleria Borghese. O projeto previa o apoio às exposições na Galleria Borghese durante os três anos seguintes, entre as quais Bernini, um show individual com 80 obras de arte dedicadas a Gian Lorenzo Bernini, de outubro de 2017 a fevereiro de 2018 e Picasso La Scultura de outubro de 2018 a fevereiro de 2019.
A exposição, pela primeira vez na Itália, estava incluída no projeto cultural internacional Picasso-Méditerranée iniciado pelo Musée National Picasso-Paris, apresentando 56 obras-primas de Picasso, fotografias inéditas de seu estúdio e vídeos contando sobre os contextos em que as esculturas foram criadas. A terceira exposição realizada em parceria com a Galleria Borghese foi “VALADIER”. Splendour in Eighteenth-Century Rome”, dedicada a Luigi Valadier e exposta entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020.
Em junho de 2018, a Maison continuou seu compromisso com o mundo da arte ao apoiar a obra de arte e performance Revenge do artista Nico Vascellari, realizada no museu MAXXI, anteriormente exposta na 52ª Exposição Internacional de Arte de La Biennale di Venezia de 2007 e já vencedora do prêmio Premio per la Giovane Arte Italiana de 2006-2007 da coleção MAXXI.
Em outubro de 2018, a FENDI apoiou a criação do projeto mais impressionante de mapeamento arquitetônico já realizado na Itália: Lux Formae do artista húngaro Laslzo Bordos. O projeto, produzido pela Solid Light para a Videocittà, reconheceu o Palazzo della Civiltà Italiana, sede da luxuosa Maison, como seu protagonista. Por uma noite o edifício foi transformado em uma paleta para o artista, utilizando projeções como se fossem pincéis de alta tecnologia.
Em junho de 2019, a FENDI renovou seu compromisso com a cidade de Roma, apoiando e executando o trabalho de restauração e melhoramento para a proteção e fruição do Templo de Vênus e Roma, concluído no final do ano 2021 – um marco incrível no programa de mecenato da Maison que visou trazer de volta à sua antiga glória alguns dos marcos mais importantes da Cidade Eterna.
Em junho de 2020, o FENDI revelou o primeiro episódio da FENDI Renaissance – Anima Mundi, uma série de eventos de streaming apresentados pela Maison em conjunto com renomadas instituições musicais do mundo inteiro para promover e apoiar a inclusividade, a diversidade, o talento e a criatividade e reunir pessoas com um momento único e emocional.
O primeiro episódio apresentou Estate das As Quatro Estações de Antonio Vivaldi executado pela orquestra da Accademia Nazionale di Santa Cecilia, seguido de clássicos italianos executados pela orquestra da Poly Performing Arts em Xangai, William Tell Overture Finale de Gioachino Rossini executado por estudantes da Universidade das Artes de Tóquio, Concerto No. 3, RV 310 do ‘L’estro armonico’ (The Harmonic Inspiration) executado pela orquestra de câmara Sejong Soloists em Seul até uma partitura original de Jazz executada pelos alunos da Julliard School em Nova Iorque.
Em dezembro de 2022, a FENDI e a Academia Francesa em Roma – Villa Medici revelaram a mais recente colaboração, com o apoio da Mobilier National, para reformar seis salões de recepção na Villa Medici – incluindo o majestoso Grand Salon, Salon des pensionnaires, Salon de musique, Salon de lecture, Salon Bleu e Petit salon – proporcionando uma nova decoração que incentiva a criatividade e o design contemporâneo.