CULTURA ARTES

Centenário: exposição celebra os 100 anos da Herman Miller

A Herman Miller mergulha nos arquivos ricos em design gráfico para contar a história de 100 longos anos do design autoral. Ao longo da sua trajetória, Herman Miller trabalhou com inúmeros designers e artistas que definiram a imagem e sensações das suas respectivas épocas. Essa viagem visual passou por Milão e vai desembarcar em Chicago no MillerKnoll Design Days, em junho, celebrando o trabalho, ousadia, rigor e alegria inatas da marca.

LEIA TAMBÉM: Herman Miller & HAY: marcas anunciam reinterpretação de clássico

herman-miller-100-anos-exposição-chicago (3)
A Herman Miller revela uma exibição de curadoria especial e a reimpressão de seus clássicos posters de edição limitada para celebrar o seu centenário (Foto: divulgação)

Começando pelo início da era moderna com a contratação de Gilbert Rohde, o primeiro diretor de design em 1930, o fundador D.J. De Pree deu um passo fundamental na transição da empresa tradicional para uma de design moderno. A formação em arquitetura de Dupree, junto à sua base bauhausiana, trouxe novos critérios e rigor para o mobiliário tradicional de Herman Miller, enquanto a esposa, Peggy Rhode desenhou estratégias de marketing que retrataram e destacaram a nova direção da companhia.

Ao juntar-se à Herman Miller em 1945, a personalidade dimensional de George Nelson assentou o storytelling e parcerias de design – com a Eames Office, Alexander Girard, e outros – como partes essenciais da marca Herman Miller. Sob a direção de design de Nelson, pioneiros gráficos como Irving Harper (responsável pelo M “livre” na logo de Herman Miller até aos dias de hoje) e Tomiko Miho floresceram.

CONFIRA: TOP TALK: Carla Barbosa

Coincidindo com o movimento Pop Art dos anos 1960 e a libertação artística dos anos 1970, um espírito compartilhado de idealismo e ludicidade carregado desde a influência sueca e pesada gestão Helvética do designer John Massey até o seu discípulo, Steve Frykholm, cuja exuberante Summer A série de Picnic passou a caracterizar a identidade gráfica da empresa ao longo da década de  1970.

Nos anos de 1980 e 1990, Barbara Loveland e Linda Powell conduziram a empresa por um período pós-moderno de liderança em design. E à medida que a Herman Miller aumentava a sua presença internacional, os seus designs atingiram todos os cantos do globo, desde exposições itinerantes a um sistema de ilustração que representa uma nova teoria sobre ambientes de trabalho harmoniosos, chamada Living Office.

Finalmente, não se pode discutir design na Herman Miller sem Alexander Girard, diretor fundador da divisão têxtil da empresa. Ao longo da sua carreira, Girard utilizou os gráficos para criar temas com significado, e a sua linguagem de estampas chegaria ao seu ápice no início dos anos 1970 com uma série de painéis de enriquecimento ambiental – seleção que estará em exposição no showroom de Milão.

Para comemorar o centenário da marca, Phaidon também irá lançar uma edição especial da sua monografia best-seller “Herman Miller: Uma forma de viver”. Com uma nova capa encadernada em tecido e linha do tempo  atualizada, esta coleção inigualável de histórias da marca, artefactos históricos, documentos e fotografias oferece uma visão ampliada da história de Herman Miller.

Para ver pessoalmente a exposição durante o MillerKnoll design days, visite o showroom Herman Miller em Chicago, nos dias 12 e 13 de junho, das 9h às 17h, e 15 de junho, das 9h às 15h. 

Registros da exposição de 100 anos da Herman Miller em Chicago

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Serviço

Quando: de 12 a 15 de junho

Onde: Herman Miller Showroom for Trade Clients (1100 W Fulton Market Third Floor, Chicago, IL 60607, EUA)

Deixe um comentário