CULTURA ARTES

Cena Hum realiza a 9ª. Edição do Festival Hora do Recreio

Entre os dias 25 e 27 de outubro, acontece a 9ª. edição do Festival Hora do Recreio, anualmente promovido pela Produtora Cena Hum no mês das crianças

As crianças vão tomar conta do Teatro Cena Hum no próximo final de semana. Entre os dias 25 e 27 de outubro (sexta a domingo), acontece a 9ª. edição do Festival Hora do Recreio anualmente promovido pela Produtora Cena Hum no mês das crianças.

Na programação, três espetáculos concebidos especialmente para os pequenos e seus familiares. As peças têm classificação livre e são baseadas em obras da escritora peruana naturalizada brasileira Gloria Kirinus.

“O Sapato Falador”, dirigido por Simone Hidalgo, conta a história de um sapato que chega para acalentar o coração de um grupo de crianças que perdeu tudo em uma enchente. De forma poética e sensível, a peça mistura teatro e contação de histórias, utilizando-se também de formas animadas, músicas e coreografias. No elenco, Simone, Marcelo Guerra e Fernanda Klaus.

Com direção de George Sada e Rosane Gonçalves, “Formigarra e Cigamiga” apresenta um novo olhar sobre a fábula da cigarra e da formiga, em que a formiga é apresentada como trabalhadora e a cigarra como um ser que quer apenas cantar. Na adaptação, os diretores buscam mostrar que quem trabalha também precisa se divertir e quem lida com arte também está trabalhando. “Nós não podemos ser rotulados como sendo uma coisa ou outra. Não somos algo estruturado, mas uma mistura de coisas”, afirma George. Formigarra e Cigamiga são interpretadas por Ana Antochecen e Carolina Gruhl.

Já “Um poema para Gregório o Si tuviera tiempo” é encenada em espanhol, tem direção de Ade Zanardini e conta a história de Gloria, uma poetisa que tem um filho chamado Gregório. Ela não o vê há dez anos. São dez Natais sem encontrá-lo porque ele “não tem tempo” de parar sua rotina de trabalho e ir passar o Natal com a mãe. Ano após ano, ela o espera, compra um presente e coloca embaixo da árvore. Mas ele nunca aparece. O enredo faz refletir sobre o fato de que a tecnologia não substitui o contato olho no olho e a importância de desfrutarmos da companhia daqueles que amamos. No elenco, Ade e Simone Klein.

Na abertura do festival, no dia 25, também no Teatro Cena Hum, a escritora Gloria Kirinus, junto com a psicopedagoga Sônia Kuster, irá participar de um bate-papo com o público sobre a importância da leitura no universo infantil assim o encontro será mediado por Karol Krauss. Durante todo o evento, no hall de entrada do teatro, será exibida uma exposição com livros e fotos que contam um pouco sobre a trajetória de Gloria.

Deixe um comentário