Conheça os “sir” mais famosos do show business
Sir James Paul McCartney. Você provavelmente já se referiu ao astro da música assim, não? Mas usar o título de cavaleiro real não é apenas uma forma charmosa de chamar alguém – o título honorário é uma das maiores honras que alguém pode receber no Reino Unido.
Como se tornar um “sir”
A tradicional Ordem do Império Britânico recebeu algumas mudanças feitas pelo rei George V em 1917 e possui cinco divisões – apenas as duas mais altas permitem o uso de “sir”. Antes, só recebia o título quem tivesse algum feito militar. Com as alterações, diversas contribuições ao país e à vida pública podem ser honradas, como políticos, cientistas, atores, professores, empresários e esportistas.
Para se tornar um Cavaleiro do Império Britânico é preciso ter contribuído de alguma forma para o país ou para a cultura local. Se o homenageado não for britânico, ele deve usar a sigla GBE ou KBE/DBE após o seu nome. Estas siglas representam o título recebido: GBE para o título mais alto da Ordem e KBE/DBE para o segundo mais alto.
Para receber o título, é preciso inscrever a pessoa, que é analisada por um comitê que decide quem será honrado e qual título receberá. No dia 1º de janeiro e no aniversário oficial da rainha (comemorado em junho) são divulgadas listas com cerca de 1300 nomes de pessoas aprovadas pelo Primeiro Ministro e pela própria rainha.
Saiba quem são os “sir” famosos
Sir Mick Jagger
Sir Paul McCartney
Sir Bono Vox
Sir Elton John
Sir Sean Connery
Sir Anthony Hopkins