Como fazer as malas?
por Daniel Batistella
Viajar é um exercício enriquecedor. Além de nos tirar da rotina, proporciona a experiência de conhecer novos lugares e também novas pessoas. Mas antes é preciso realizar outro exercício, que muitos consideram a parte mais chata da história toda: arrumar a mala de viagem. A instrutora de moda do Senac‑PR Fabianna Pescara diz que antes de tudo é necessário ter em mente o local, o clima e a quantidade de dias de viagem e a partir daí escolher as peças a serem levadas, sem cometer exageros. “Carregar peso é uma das piores coisas que podem acontecer em uma viagem. Você pode sobreviver por um tempo sem todo seu armário”, diz.Por isso, não exagere no tamanho da mala.
O que levar
Juliana Brandt, organizadora profissional da MegaOrganizada Consultoria dá as dicas:
– Malas grandes só para viagens superiores a 15 dias.
– Opte por peças de tons neutros, pois facilitam a combinação de looks, diferente das coloridas que limitam as opções.
– Roupas de algodão são mais confortáveis, porém amassam com facilidade, ao contrário das sintéticas, que são mais práticas.
– Leve peças extras de roupas íntimas em relação aos dias de viagem, no caso de imprevistos.
– Três pares de calçados são suficientes: um bom par de tênis, um sapato mais formal e outro informal. O mesmo vale para os homens e, caso a previsão do tempo permita, ainda é possível levar um chinelo. Lembrando que você vai viajar com um desses pares nos pés.
Veja como organizar a mala:
Viagem sem susto
Siga as dicas de Irene Cristina Loureiro, da Benfatto Organiza, e Juliana Brandt, da MegaOrganizada Consultoria, e viaje tranquilo:
1 Use embalagens a vácuo. Elas economizam espaço principalmente para peças mais encorpadas como as feitas de lã, flanela, calças mais pesadas, jaquetas de náilon etc.
2 Leve uma mala com peso e dimensões dentro das regras de viagem para evitar transtornos no aeroporto.
3 Fuja de bolsas complicadas ou enormes. Invista em bagagens com rodinhas, pois serão úteis na hora de transportá-las.
4 Coloque os seguintes itens dentro de uma bagagem de mão: documentos de identidade e passaporte, passagens, reservas de hotéis, dinheiro, cheques de viagem e cartões de crédito, equipamentos eletrônicos (máquina fotográfica, celular, filmadora, tablet etc.) e suas respectivas baterias, cabos e carregadores, guia de viagem e joias.
5 Para viagens longas, leve uma nécessaire a bordo com itens básicos: desodorante, escova e pasta de dente, medicamentos, lenços umedecidos (saiba as exigências das empresas aéreas quanto ao peso e a forma correta de acondicionar esses itens).
6 Se a mala for preta, lembre de marcá-la com fitas ou adesivos para facilitar o reconhecimento na hora do desembarque.
7 Prefira malas com fechos com senha, pois os simples são abertos com facilidade.
8 Para não ficar em apuros caso sua mala seja extraviada, leve na bagagem de mão uma troca de roupa íntima, uma camiseta e um par de meias.