Com Manu Gavassi, comédia romântica apresenta histórias de amor na pandemia
O longa Me sinto bem com você surgiu a partir de uma fuga do roteirista, Matheus Souza, 32, do isolamento da pandemia. O filme que é escrito e dirigido por ele, também é estralado e produzido por Manu Gavassi e estreia no Amazon Prime Video nesta quinta-feira (20). A comédia romântica apresenta cinco histórias de amor de pessoas isoladas na quarentena.
Ao se ver com os trabalhos paralisados, ainda na metade de 2020, o diretor – conhecido por longas como Apenas o fim (2008) e Ana e Vitória (2018) – decidiu que não podia parar de escrever.
“Por um vício de roteirista, por prática, porque tudo pode virar um dia uma cena ou um filme, fui escrevendo tudo o que eu pensava, tudo o que eu vivia, tudo o que eu via meus amigos vivendo”, conta Matheus.
O diretor que colaborou com a série Onde está meu coração e assina o roteiro do ainda inédito Eduardo e Mônica, disse: “Em algum momento, de tanto escrever, percebi que tinha um filme.”. Para construir o roteiro, Matheus decidiu dividir o roteiro com os amigos: “Sempre que termino de escrever um filme, sou muito cruel comigo, sou meu maior hater. Preciso mandar o roteiro para os meus amigos para saber se é bom ou péssimo, como estou imaginando.”
Os amigos, entre eles, a atriz e cantora Manu Gavassi, se identificaram com as personagens e colaboraram com suas experiências e desabafos, conta. “Ela foi uma das primeiras pessoas que leu o roteiro e foi uma grande incentivadora para o filme acontecer”.
Com ensaios prévios pelo Zoom, o longa foi filmado entre setembro e outubro do ano passado – em apenas duas semanas. Entre a equipe enxuta estiveram presente os amigos e a produção da Delicatessen Filmes. Além de Manu Gavassi, Amanda Benevides e Gabz estão no elenco do filme e assinam como colaboradoras do roteiro. “É um filme com um painel de personagens diversos, o que acho essencial hoje em dia. Era fundamental também que eu extrapolasse minhas próprias vivências. Hoje em dia, evito escrever 100% sozinho.”
O filme retrata cinco histórias de afeito em meio à quarentena, acompanhadas por mensagens de celular, áudios e videochamadas que se desenrolam na tela e pontuadas pelas referências pop de Matheus, que vão da banda Wilco ao K-pop. Entre as tramas retratadas está a história de Adriana e Tom, um casal de ex-namorados interpretados por Manu e Matheus. Durante a pandemia, eles começam a trocar mensagens e a reviver a relação. Outro casal é formado por Priscilla (Clarissa Müller) e Giovanna (Gabz). As duas jovens acabaram de se apaixonar e se sentem inseguras com o relacionamento a distância. Também há Eduardo (Richard Serra) e Helena (Amanda Benevides): dois ficantes que receiam assumir um compromisso mais sério, mas tentam manter a chama acesa em videochamadas e telefonemas — às vezes, a mãe do jovem pode ser um empecilho.
“O que me serviu de consolo e manteve minha saúde mental (no distanciamento social) foi conversar com as pessoas que eu amo. Esses sinais de afeto foram fundamentais para todo mundo.”
O diretor vê uma conexão direta de Me sinto bem com você com seu primeiro filme, Apenas o fim, com o qual ficou conhecido aos 19 anos. Protagonizado por um então quase desconhecido Gregorio Duvivier, o filme foi premiado no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
“Enquanto Apenas o Fim é um filme sobre pessoas falando, este é um filme de escuta, sobre o valor de ter alguém para desabafar e te fazer companhia no momento mais difícil possível. Principalmente hoje, em que falamos sozinhos o tempo todo, nos stories e tudo mais. Acho que a coisa mais poderosa que você pode fazer por alguém é escutar.”, analisa o diretor.