ESTILO

Chuveiro inteligente evita desperdício

Por Camila Gino

Se no mundo a percepção da água como um dos artigos mais valiosos dos tempos atuais já se configurou há algum tempo, no Brasil tal realidade vem sendo vivenciada bem de perto em várias cidades nos últimos meses.

O foco no uso consciente e em pesquisa para soluções que proporcionem um melhor uso deste recurso estão entre as principais questões da atualidade na pauta mundial – dentro da tendência, crescente, de empresas e consumidores com maior engajamento social e ambiental. Como afirma o designer brasileiro Renato Saes, do Studio Renato Saes, de São Paulo (SP), “uma grande corrida contra o tempo e o design entra nessa briga para contribuir”.

O designer desenvolveu uma solução exemplar neste sentido. Trata-se do chuveiro inteligente Evok, projeto que atua com sensor de presença no centro da ducha, o que funciona como controle da vazão da água durante o banho. Com visual moderno e jovial, o novo chuveiro funciona de forma bastante simples: sempre que o usuário se afastar do centro do chuveiro, para se ensaboar, por exemplo, o sensor percebe o afastamento e reduz a vazão da água.

Evoke 2b

Bluetooth

É possível também programar um timer ou ajustar a temperatura via conexão bluetooth, e também por controle manual, conta o designer, finalista em diversas premiações importantes, como o Prêmio Design MCB, do Museu da Casa Brasileira. “Este é um produto-conceito e estou em busca de empresas, fabricantes ou investidores interessados”, revela Saes à TOP VIEW. O chuveiro Evok tem também ajuste de temperatura por toque, facilitando o ajuste pelo usuário de acordo com o clima.

 

Deixe um comentário