ESTILO

Chloé Zhao vence Oscar de Melhor Direção e se torna a 1º mulher asiática a ganhar o prêmio

Em cerimônia histórica, a diretora de "Nomadland" foi a segunda mulher a vencer o Oscar de melhor direção

A cerimônia do Oscar na noite deste domingo (25) premiou, pela primeira vez, uma mulher de origem asiática e não-branca na categoria de melhor direção. A cineasta chinesa Chloé Zhao recebeu o prêmio pelo filme Nomadland, sobre uma mulher em busca de trabalhos após uma depressão econômica nos Estados Unidos. O longa também recebeu faturou a categoria de Melhor Filme. 

VEJA TAMBÉM: OSCAR 2021: Nomadland é o grande vencedor da noite!

A cineasta de 39 anos nasceu em Beijing, na China e viveu no país até os 14 anos. Zhao foi também é a segunda mulher a ganhar o prêmio de Melhor Diretor no Oscar. A única outra mulher premiada na categoria é Kathryn Bigelow, que venceu por Guerra ao Terror em 2009.

Em seu discurso, Chloé Zhao agradeceu a todos da equipe pela aventura e lembrou que, quando era criança, costumava fazer um jogo de memorizar poemas chineses. “Tenho pensado muito ultimamente sobre como continuo a seguir quando as coisas ficam difíceis. Quando eu era criança na China, meu pai e eu costumávamos memorizar textos e poemas clássicos chineses e recitar juntos.” Um deles falava que as pessoas ao nascer são boas. 

“Eu me lembro de um chamado ‘The Three Character Classic’, e ele dizia: ‘As pessoas, ao nascer, são boas’. Essas palavras tinham muito impacto quando eu era criança, e ainda acredito nelas. Sempre achei bondade nas pessoas que conheci – em todos os lugares do mundo. Esse Oscar é para qualquer pessoa que tem a coragem de se manter boa e ver o que há de bom nos outros”, disse.

A diretora era favorita para levar a estatueta depois de ter vencido o Globo de Ouro, o Bafta e o Sindicato dos Diretores. Ela e Emerald Fennell – Bela Vingança já tinham entrado para a história quando a Academia divulgou a lista de indicados porque nunca duas mulheres concorreram na categoria de direção no mesmo ano.

Além de dirigir, Zhao assinou o roteiro do filme, adaptado do livro homônimo Nomadland – Surviving America in the Twenty–First Century, da jornalista Jessica Bruder. O longa concorria em seis categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz e Fotografia. Até abril, a produção já havia conquistado mais de 50 prêmios.

O filme, protagonizado por Frances McDormand, acompanha a viúva Fern que perde o emprego e a casa na crise de 2008 e passa a morar em sua van e viajar pelos EUA em busca de vários bicos, construindo pelo caminho uma forma de vida diferente. O elenco ainda inclui vários “nômades” da vida real, interpretando versões de si próprios.

Deixe um comentário