PTG2019: Chef do Ano em Curitiba
1° Lugar: LÊNIN PALHANO
39,60% dos votos
Para o Chef do Ano do PTG 2019 a culinária foi quase uma descoberta. O então estudante, teve seu primeiro contato com a gastronomia profissional ao trabalhar lavando louças em uma rede de fast-food. Dessa forma, ele descobriu sua verdadeira vocação. Com 32 anos – e quase 13 de carreira –, Palhano comanda o Nomade Restaurante (trabalhando elementos da cozinha internacional e da cultura e dos insumos locais), depois de passagens pelo Terra Madre e C La Vie e experiências no Mocotó (SP) e no Central, no Peru, considerado um dos melhores do mundo.
Leia Mais:
Senhora Chung é a personalidade da capa na quarta edição do Prêmio TOPVIEW Gastronomia
2° Lugar: KAZUO HARADA
32,36% dos votos
O paulistano lidera o novo restaurante oriental do Grand Hotel Rayon, o Hai Yo. No entanto, com apenas 36 anos, o chef já acumula estrelas no Guia Michelin (em 2015, 2016 e 2017) pelo trabalho no Mee, restaurante do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Assim sendo, Harada também foi eleito um dos dez chefs mais promissores do Brasil pela revista GQ e está entre os cinco melhores do país segundo a revista Prazeres da Mesa. Seus pratos mesclam técnica, criatividade e inovação, além disso priorizam o sabor, a temperatura e a textura dos alimentos.
3° Lugar: IGOR MARQUESINI
28,05% dos votos
Faz parte de uma geração de jovens chefs atentos às tendências culinárias, mas preocupados em preservar suas raízes. Com 27 anos, ele está à frente do Igor Restaurante, inaugurado há pouco mais de um ano. É lá que Igor faz a sua cozinha autoral, da mesma forma em que mescla as técnicas aprendidas em escolas como o Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF) e o Institute of Culinary Education (ICE), em Nova York, e a experiência adquirida em restaurantes como o Piccolo Lago (Itália), o Annisa (EUA) e o Manu (Curitiba), para criar diariamente a partir dos ingredientes que tem à mão.
Citados pelos jurados
Além dos finalistas, foram citados pelos jurados na categoria Chef do ano: Bibiana Cini, Claudia Krauspenhar, Dudu Sperandio, Eva dos Santos, Felipe Miyake, Gustavo Alves, Ivan Lopes, Jorge Mariano, Kika Marder, Marcelo Amaral, Tania Regina Campos e Vinícius Felizardo.