Check-in no voluntourism
Uma forma de se aventurar pelo mundo guardando experiências na bagagem, desbravando lugares desconhecidos e, muitas vezes, conhecendo melhor a si mesmo é viajar por meio do voluntourism, a união de volunteer e tourism (turismo voluntario) para o termo em inglês. Seja na própria cidade, no país de origem ou no exterior, 6,9 milhões de brasileiros realizaram algum tipo de trabalho voluntário em 2019, segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em junho do ano passado. O propósito de ajudar, compartilhar e cuidar de quem realmente precisa ganhou ainda mais força diante do cenário pandêmico pelo qual o mundo passa. Se você se encaixa nesse grupo de pessoas e deseja fazer a diferença na vida de outras, mas ainda não sabe por onde começar, apresentamos três instituições conhecidas por seus projetos no intercâmbio voluntário.
PROGRAMAS DE VOLUNTARIADO
VOLUNTEER VACATIONS
@volunteervac
A Volunteer Vacations é ideal para quem quer aproveitar as férias para fazer uma viagem curta, mas cheia de aprendizados. Com projetos nacionais e internacionais, a empresa tem parceria com algumas das ONGs mais relevantes do mundo para proporcionar experiências de curto prazo em uma organização de ajuda humanitária. No perfil do Instagram, você encontra o link com o calendário de projetos agendados para este ano.
AIESEC
@aiesecnobrasil
Presente em mais de 120 países, a AIESEC realiza mais de 6 mil intercâmbios por ano com o objetivo de atingir as potencialidades humanas por meio do desenvolvimento da liderança nos jovens. São oferecidos três programas de intercâmbio: “Empreendedor Global”, com imersão de 6 a 12 semanas em startups de outros países; “Talento Global”, de 3 a 12 meses em experiências de trabalho em empresas tradicionais; e o “Voluntário Global”, dedicado a experiências de trabalho voluntário e social.
EXCHANGE DO BEM
@exchangedobem
15 países, com destaque para a África do Sul, são os destinos para as mais de 70 opções de projetos na Ásia, África e América Latina para a realização do intercâmbio voluntário pela Exchange do Bem. Com duração de sete dias até seis ou mais semanas, a empresa tem o objetivo de fomentar o voluntariado, conectando viajantes com projetos que abrangem comunidade, educação, empoderamento feminino, esportes, proteção aos animais, saúde e muito mais.
* Conteúdo originalmente publicado na edição #250 da revista TOPVIEW.