ESTILO

Chá: seus benefícios e segredos

Por Luciane Horcel

Depois da água, o chá é a bebida mais popular e consumida no mundo. Mas além de ser gostoso e ter várias opções de consumo — quente ou gelado, puro ou adoçado, feito por infusão ou com a planta cozida – a bebida pode ser usada na cura de enfermidades, para banhos, gargarejos e até compressas.

A nutricionista Paula Castilho detalha tudo o que se precisa saber sobre esse precioso líquido, desde a escolha do chá, sua preparação, até suas outras funções:

PREPARO

*Infusão: é o jeito mais fácil de fazer chá. Quando se despeja água fervente sobre a planta e depois abafa a xícara por uns 15 minutos. Este processo é o mais indicado se o chá for de flores, folhas e também para ervas aromáticas. Não use o método para preparar um chá com essências. Elas poderão volatilizar (perder-se pela ação do calor), assim prejudica-se tanto o sabor, quanto o poder medicinal do chá.

*Cocção: esse método consiste em cozinhar a planta. Um processo para fazer chá com raízes, cascas, sementes e outros ingredientes duros. A fervura pode variar de 3 a 15 minutos.

* Utensílios: evite usar utensílios de metal para fazer os chás. Embora não o notemos, eles podem causar alterações no efeito e sabor do chá. O ideal é usar recipientes de vidro, barro, louça ou esmalte.

*Para adoçar: se puder, não adoce. Ou use mel, o que vai fazer com que as propriedades medicinais da bebida sejam preservadas. Se preferir açúcar ou adoçante, a dica é adoçar só depois de coado, quando o chá já estiver morno, nunca antes.

*Prazo de validade: nunca use um chá mais de 24 horas depois de preparado, pois ele entra em processo de fermentação (mesmo mantido em geladeira). Prepare a quantidade suficiente para apenas um dia.

tea1

FUNÇÕES
Para ajudar a emagrecer – Branco, Verde, Preto, Carqueja e Hibisco.

Curar enfermidades e fazer bem à saúde – Boldo, Camomila, Mate, Erva-Doce, Capim Cidreira, Hortelã, Carqueja e Hibisco.

Contra envelhecimento – Branco, Verde, Preto e Mate.

Promove relaxamento – Camomila e Hortelã.

Diurético – Branco, Verde, Preto, Erva-Doce, Carqueja e Hibisco.

Compressas: Compressas de chá quente aliviam dores inflamatórias.

Banhos de imersão: A água deve estar morna e o banho deve durar uns 20 minutos.

Gargarejos: São recomendados para atuar na cavidade bucal e na garganta. Pode-se colocar sal de cozinha depois de coado, pois é anti-inflamatório e antisséptico.

Inalações: Específico para as vias respiratórias. Ferver o chá e colocar um funil de papelão invertido sobre o recipiente, inalando o vapor.

Deixe um comentário