Cerveja de pinhão chega ao mercado nacional
A criatividade na elaboração de cervejas especiais parece não ter fim. Depois da adição de ingredientes regionais inusitados como açaí, jerimum e rapadura, agora chegou a vez do nosso pinhão.
A bebida feita com a semente da araucária acaba de chegar ao mercado nacional pela cervejaria Insana, instalada na fria cidade de Palmas (PR) – cujo rótulo Insana Gold foi premiado com o selo Silver no Mondial de la Bière South America em 2013.
A cerveja será produzida sazonalmente, apenas quando a extração do pinhão é autorizada. Para 2015 foram envasadas 45 mil garrafas para o mercado nacional, com ênfase para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Para garantir que o pinhão utilizado seja extraído sem prejudicar o meio ambiente, a empresa fez uma parceria com o Araucária+, iniciativa da Fundação Grupo Boticário em parceria com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), que trabalham para proteger e gerar valor para a Floresta com Araucárias, incentivando produtores de pinhão a adotarem um padrão sustentável de produção.
“Os produtores não podem extrair as pinhas verdes e devem deixar 20% delas nos pinheiros para não prejudicar a alimentação de aves e roedores, além de permitir a regeneração natural da espécie”, explica Guilherme Karam, coordenador de estratégias de conservação da Fundação Grupo Boticário.
Outras medidas são a retirada do gado das áreas vinculadas à produção sustentável (pois o pisoteio desses animais prejudica a regeneração da floresta) e o compromisso de não realizar queimadas nem utilizar agrotóxicos no entorno. “Essas ações têm como objetivo reduzir os impactos gerados nas áreas de floresta nativa, contribuindo para a sustentabilidade da cadeia”, explica.
Para a produção da cerveja, que passou por cinco anos de testes antes de ser comercializada, os proprietários do Araucária+ venderam 800kg de pinhão proveniente do planalto serrano de Santa Catarina. “Além de contribuir para conservar uma floresta extremamente ameaçada, também valoriza um produto regional do Sul, reforçando nossa cultura”, afirma Pedro Reis, gestor da cervejaria.