Cavaletes feios + design = móveis
por Érika Busani
Daniel Ferrarezi tem uma marcenaria em Curitiba. E, como a grande maioria dos eleitores, ficava indignado ao ver a quantidade de cavaletes de propaganda política no canteiro central da avenida em que passava diariamente.
E foi aí que teve o “clique”: juntar as duas coisas. Com uma campanha nas redes sociais Daniel conseguiu que políticos doassem os cavaletes, que viraram matéria-prima para uma linha de móveis desenvolvida pela Marceneiro Curitiba. Mais de dez toneladas de madeira que iriam parar no lixo ganharam nova utilidade. Ponto para Daniel.
O que já era bom ficou ótimo. Ele decidiu que metade do lucro seria revertida para o Asilo São Vicente de Paulo. Os sete móveis, aliás, levam nomes de moradores do asilo. Gol de placa, com trocadilho.
Confira os móveis da Marceneiro Curitiba:
Cabideiro Marlene.
Luminária Dirce.
Mesa Tereza.
Prateleira Emília.
Prateleira Laura.
Parceria
No meio do projeto, o empresário soube de outro, o Mobiliário Político, de São Paulo. Uma parceria entre o arquiteto e designer Mauricio Arruda, a Mobilize Brasil e a agência J.Walter Thompson criou cinco modelos de peças e oferece no site mobiliariopolitico.com.br tutoriais com o passo a passo da montagem dos móveis.
A parceria era natural e a Marceneiro Curitiba passou a produzir também os móveis com o design de Mauricio, aumentando o número de itens disponíveis para atender o asilo.
Os móveis do Mobiliário Político:
Exposição
A união rendeu ainda outro fruto: a Exposição Política Reciclável, na qual o público conhecerá os móveis feitos com os cavaletes. “São sete modelos da Marcenaria e cinco do Mauricio. Todos estarão em pré-venda no dia da abertura da exposição”, conta Daniel. A exposição será no Espaço Carmesim, que fica na Residência Belotti.
Depois, os móveis estarão à venda em www.moveisloja.com.br. Os preços variam de R$ 49 a R$ 249.
SERVIÇO
Exposição Política Reciclável
Carmesim Espaço de Arte e Design
Rua Dr. Faivre, 621, Residência Belotti
18 a 23 de novembro
(41) 9918-4344