O desafio do café sem açúcar
Antes de pensar por que tomar café sem açúcar, vale a pena pensar: afinal, por que gostamos tanto de sabores adocicados?
1 – Nós nascemos geneticamente programados para aceitar sabores doces provenientes de carboidratos, que são alimentos que nos trazem energia. E, pelo mesmo motivo, somos resistentes a sabores amargos, que remetem a alimentos que podem ser venenosos.
2 – Aspectos culturais e familiares influenciam desde a infância na intensidade dos sabores para saciar nosso paladar. No Brasil, temos motivos de sobra para aceitar o açúcar: além de produzirmos açúcar de cana, nossa herança lusitana nos acostumou com doces repletos de caldas.
Mas o que tudo isto tem a ver com café? Por questões de mercado, o melhor café produzido no Brasil é exportado e o café que fica no mercado interno necessita de uma torra mais escura para encobrir os defeitos provenientes de frutos imaturos ou passados. Essa torra mais escura traz para o café um amargor além daquele proveniente da fruta, quase como um sabor de queimado. O açúcar é necessário para equilibrar esse amargor. Leite, xaropes e chantilly também são muito usados para equilibrar a doçura dos cafés.
Quando o açúcar é desequilíbrio
Então, de onde vem a ideia de que café deve ser tomado sem açúcar?
Na última década, uma onda de qualidade de café se espalhou pelos países produtores. Cafés de qualidade excepcional tomaram conta da cena. Sabores surpreendentes foram invadindo as cafeterias de terceira onda. Novas técnicas de torra e de preparo nas mãos de baristas treinados trouxeram uma nova bebida para alegria dos aficionados. Para esses cafés, em que o sabor explode na sua boca com nuances nunca antes experimentadas e doçura natural, o açúcar pode ser um desequilíbrio.
Dicas para experimentar café sem açúcar
Então, a dica para experimentar um café sem açúcar: procure cafeterias especializadas e peça cafés filtrados preparados na hora. Com certeza, você irá receber informações sobre origem e processo de produção desse café até dicas de como apreciá-lo.
Tome um gole antes de adoçar e avalie a necessidade do açúcar. Se achar que precisa, coloque a metade do que você usaria de costume e vá diminuindo nas próximas vezes. Rapidamente, você vai aprender a achar atributos no café, que vão desde frutas, flores e nozes a chocolates. E a sua saúde agradece.
Fique atento às nossas dicas: você vai curtir tanto o preparo quanto a bebida.
Leia mais:
Conheça os melhores estabelecimentos para tomar café em Curitiba
Conheça Georgia Franco, a mulher que mudou o rumo do café brasileiro
Quatro dicas para deixar seu café especial ainda mais especial