ESTILO

BUX CLUB: Fernanda Takai tem fã-clube de leitura focado no universo infantil

Ao todo, são 18 fã-clubes com curadoria de nomes como Marcos Mion, Mariana Ferrão, Laerte, Xico Sá e Chris Flores, além da vocalista do Pato Fu

Apaixonada pelo universo infantil, Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu, criou um fã-clube de leitura dedicado totalmente às crianças. Ele faz parte do BUX CLUB, plataforma que entrou no ar em julho e conta com 18 fã-clubes de leitores que têm como objetivo resgatar o velho hábito da curadoria. Todo mês o assinante recebe um livro que marcou, de alguma forma, a vida de seu ídolo-curador e, junto com a obra, explicações detalhadas, além de brindes muito bacanas.

“No meu fã-clube de leitura para os pequenos há clássicos que estão até hoje na minha biblioteca. Mas também tem autores mais novos que sabem fazer de um livro uma grande viagem pelas letras e imagens”, conta a cantora, revelando que muitos dos títulos escolhidos foram lidos com a filha Nina, que hoje é adolescente. “O desafio de formar um novo leitor e motivar os adultos a enxergarem os livros como um objeto que pode transformar nossa relação com o mundo exterior e com o nosso mundinho interior é a chave das minhas escolhas”, detalha Fernanda.

Além do fã-clube da Fernanda Takai, estão confirmados os fã-clubes da ex-consulesa da França, Alexandra Loras; dos jornalistas Celso Unzete, Chris Flores e Xico Sá; do empresário Facundo Guerra; da youtuber Isabella Lubrano; do fundador do Grupo Gaia, João Paulo Pacifico; da pesquisadora Joice Berth; da cartunista Laerte e do escritor e radialista Marcelo Duarte; dos apresentadores Marcos Mion, Mariana Ferrão, Roberta Martinelli e Rodrigo Rodrigues; do poeta Pedro Gabriel; do especialista em quadrinhos Sidney Gusman e da consultora de estilo Thais Farage.

Cada um dos 18 curadores indica livros que já leram e estão dentro de sua área de interesse. O leitor escolhe o fã-clube com o qual se identifica mais e a cada mês é surpreendido por uma obra indicada pelo curador. “O fato de ser o mesmo curador todo mês privilegia a relação com o fã, com alguém que você confia, oferecendo um sentimento de exclusividade por meio da curadoria”, explica o escritor Marcelo Duarte, um dos idealizadores do BUX CLUB e também um dos curadores.

Títulos sobre esportes, literatura mundial, poesia, bem-estar, questões de gênero e raça e cultura pop, além de infantis, estão nas listas dos 18 fã-clubes de leitores. Ao clicar no site o assinante fica sabendo que Celso Unzelte selecionou livros que têm o futebol como pano de fundo; que Sidney Gusman vai indicar obras do mundo dos quadrinhos e Marcos Mion quer reunir no seu fã-clube o público jovem, sugerindo títulos que tratam de problemas fundamentais da condição humana.

Os curadores têm total liberdade para selecionar os livros de sua preferência, independentemente da editora. Obras sobre meditação, romances, biografias, histórias de empoderamento feminino e poesia estão na seleção do BUX CLUB. “Mais do que criar um novo canal de divulgação de livros, queremos resgatar o velho hábito de pedir indicações de leitura a pessoas com as quais realmente nos identificamos”, completa Duarte.

Como funciona

O kit do BUX CLUB é marcado pelo capricho nos detalhes e pelo respeito na relação ídolo-fã. Os assinantes receberão, mensalmente, uma caixa identificada com o selo do fã-clube e cinco itens: o livro escolhido pelo curador com uma sobrecapa personalizada; o encarte com a explicação da escolha da obra e detalhes sobre o autor ou o título; um marcador de página colecionável e um “memo” (memorabília + mimo), definido pelo próprio curador de forma sentimental e muito peculiar.

Valores: Os valores da assinatura variam de R$ 49,90 a R$ 72,90 por mês, dependendo do fã-clube. Os leitores também terão a oportunidade de adquirir o kit de forma avulsa, mas somente após a entrega do livro do mês de cada fã-clube.

Para mais informações, acesse: www.buxclub.com.br e no Instagram: @buxcluboficial

Deixe um comentário