Bodebrown cria cervejas gastronômicas em parceria com chefs locais
Celebrar a união entre a boa mesa e os “bons copos” – essa é a proposta do Bière de Table, projeto da Bodebrown que parte de um ingrediente em comum para criar cervejas gastronômicas e cardápios no mesmo estilo. A estreia acontece nos dias 4 e 5 de outubro, no restaurante Limoeiro, com jantares harmonizados.
Nessa primeira etapa, o trigo sarraceno é o ingrediente escolhido como ponto de união para a cerveja criada por Samuel Cavalcanti, de estilo Grisette, e para o cardápio da chef Vania Krekniski, que incorpora o insumo no seu garganelli com ragú de linguiça de Prudentópolis, considerado o melhor do Paraná pelo Prêmio Brasil Sabor 2016.
“É uma abordagem diferente para a combinação, que valoriza tanto o trabalho artesanal do chef como do cervejeiro”, enfatiza Cavalcanti, cervejeiro da Bodebrown. Para ele, químico formado pela PUC-PR, também é fundamental no projeto a valorização dos ingredientes locais, conhecer a origem do que se come e bebe e destacar restaurantes da região. Para as próximas edições do Bière de Table, mas ainda sem data definida, estão escalados os chefs Gabriela Carvalho (Quintana), Beto Madalosso (Forneria Copacabana), Fernando Pavan (Mukeka), Marcos Bortolozo (Marbô Bakery) e Rosane Radecki (Girassol).
A primeira cerveja da série é a Grisette Supérieur, de origem belga e pouco difundida no Brasil, apesar do valor histórico (como conta Samuel Cavalcanti, ela faz parte das farmhouse ales, que eram produzidas nas fazendas na Bélgica para servir aos funcionários). Segundo os cervejeiros, trata-se de uma bebida de baixo amargor, com 6,1% de álcool, sabor maltado, levemente cítrica, suave e com presença de notas frutadas que remetem ao vinho branco (uvas brancas provenientes da Serra Gaúcha integram, de fato, a receita).
Para compor, a chef do Limoeiro Vania Krekniski buscou toques de frutas, defumados e queijos, como mostra o menu abaixo:
Entradas: ravióli recheado de mousseline de batata salsa na manteiga, amêndoas e uvas. Biscoite de fubá, espuma de queijo, farofa de Uarini e rapadura.
Principal: Garganelli com ragu de linguiça de Prudentópolis e trigo sarraceno.
Sobremesas: panna cotta com doce de butiá e coco de butiá. Sopa de açaí e framboesa com chantilly de bala de banana.
Os jantares harmonizados Bière de Table custam R$ 100 por pessoa (inclui jantar e duas garrafas de 330 ml La Grisette Supérieur) e os convites estão à venda no site da Bodebrown. As vagas são limitadas e é recomendada a compra antecipada.
Serviço: Restaurante Limoeiro_(41) 3014-8014. Av. Mal. Humberto A. C. Branco, 669, Cristo Rei.