Time to wine! 5 vinhos perfeitos para o outono (e as harmonizações!)
A troca de estação traz mudanças nas tendências para combinar melhor com o clima. No outono, o retorno do frio pede vinhos mais encorpados e com aromas concentrados que combinam bem com pratos condimentados e com mais sustância.
Agora Brancos, espumantes e rosé, que dominaram no verão, dão lugar aos tintos com médio corpo ou encorpados, com sabores e aromas intensos. Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Malbec, Pinot Noir e Tempranillo são ideais para o outono.
CONFIRA TAMBÉM: Gastronomix: Festival de Curitiba recebe o melhor restaurante da América Latina
Confira 5 vinhos per-fei-tos para o outono e quais são os pratos ideais para harmonizar com cada um.
5 vinhos ideais para o outono e como harmonizar
Monsaraz tinto
Amadurecido em barricada de carvalho francês, este vinho é seco, macio e redondo. Ele é produzido no Alentejo, no sul do Portugal, com as uvas autóctones portuguesas Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira.
O par perfeito para esse tinto é uma dessas opções: carnes vermelhas grelhadas ou assadas, pratos com cogumelos, como risoto e strogonoff, tortas e quiches de abóbora, espinafre e queijos mais fortes, ou carnes suínas grelhadas, assadas e em guisados.
Aroma: frutas vermelhas maduras e baunilha.
Norton Select Malbec
A elegância do sabor deste Malbec é marcante, além de apresentar bom corpo e taninos macios. Quem assina este vinho elaborado no renomado terroir de Mendoza (Argentina) é a premiada Bodega Norton. Metade do vinho amadurece em barricas de carvalho francês e a outra parte em cubas de concreto.
VEJA TAMBÉM: All chocolate: rede curitibana lança cardápio de ovos de Páscoa saudáveis
A harmonização é de sucesso quando a aposta é nas massas com molho a base de tomate, de linguiça ou de frango, além de lasanhas.
Ele também combina muito bem com churrasco, especialmente com cortes mais gordurosos, como picanha e costela, mas também com filé mignon, bife de chorizo e entrecôte.
Empanadas argentinas e pratos da culinária mexicana, como tacos de carne, burritos, chili e guacamole, combinam bem com o Malbec por causa de seus sabores condimentados e picantes.
Aroma: ameixas e figos
Alambrado Etiqueta Negra Malbec
Este Malbec tem um sabor com detalhes deliciosos: notas de baunilha, tabaco e chocolate que vêm da maturação em barrica de carvalho francês durante 10 meses na região de Mendoza, na Argentina. Ele é elaborado pela renomada vinícola Santa Julia, no Vale do Uco.
Para combinar este vinho é simples. Basta optar por pratos à base de carnes com molhos condimentados, churrasco ou massas com molhos e macarronadas gratinadas no forno.
Aroma: frutas vermelhas como ameixas, amoras, e cerejas
LEIA TAMBÉM:#KonMari: 6 maneiras de preparar a casa para o outono
Marquês de Borba Colheita tinto
A renomada vinícola portuguesa João Portugal Ramos elabora este tinto no Alentejo, sul do país, a partir de um blend de uvas autóctones: Alicante Bouschet, Aragonez, Merlot, Petit Verdot, Touriga Nacional, Trincadeira.
Amadurece por seis meses em meias pipas de carvalho americano e na boca, o destaque são os taninos macios que tem ótimo equilíbrio com fruta e acidez.
Combina com carnes vermelhas grelhadas, e no caso das suínas também assadas. As massas com molhos intensos, ragus de carnes e linguiças, lasanhas e queijos finos também ficam maravilhosos com este tinto. Além disso, combinam bem os ensopado, cozidos, além de pratos à base de feijão e couve.
Aroma: amoras e cassis.
Quinta do Cachão DOC Douro
O sabor também revela taninos bem maduros e macios, mas com final persistente, resultado dos seis meses que passa em barrica de carvalho francês.
CONFIRA TAMBÉM: Bem vindo, outono! 4 dicas para proteger a sua pele nesta estação
Ele é elaborado pela Caves Messias, na região Douro, e é uma mistura de uvas autóctones portuguesas – Tinta Barroca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Touriga Franca e Touriga Nacional.
É ideal para acompanhar carnes grelhadas, como bife de chorizo, costelas decordeiro, filé mignon e carnes de caça. Queijos macios, massas com molho bolonhesa, carbonara e molho de queijo também são boa pedida.
Aroma: frutados com notas de chocolate e tostado.