Salut! Tudo sobre a Freixenet, marca líder em espumantes importados
Presentes em momentos de celebrações, os espumantes vêm conquistando o paladar dos brasileiros. Isso se deve ao esforço de marcas que buscam desconstruir a imagem da bebida, mostrando formas de incluir as borbulhas em outros momentos de celebrações ao trazer um novo olhar para os rótulos.
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É o caso da Henkell Freixenet, grupo consagrado pelos tradicionais Cavas e espumantes alemães, e vive um de seus grandes momentos no Brasil, consolidando sua posição no segmento de espumantes e ganhando novas fatias de consumidores ao diversificar portfólio de produtos.
Acompanhando o potencial de consumo do mercado nacional, a empresa vem aproveitando estes avanços para ganhar ainda mais protagonismo no Brasil, com atuação concentrada principalmente no segmento premium da Freixenet, marca que integra o grupo Henkell Freixenet desde 2018, resultado da fusão das duas empresas, a espanhola Freixenet e a alemã Henkell. No país há 30 anos, a espanhola Freixenet uniu sua gama de produtos, como os tradicionais Cavas da região da Catalunha, além de vinhos, às marcas do grupo alemão Henkell.
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Os dados mostram que 1 em cada 10 espumantes vendidos no mundo é do grupo Henkel Freixenet. Já no Brasil, destacamos que a cada 3 espumantes importados consumidos, 1 é Freixenet.
“E esses números comprovam o quão grande somos no mercado e vamos continuar trabalhando para irmos sempre além”, destaca Fabiano Ruiz, Diretor Executivo do grupo no Brasil.
De acordo com pesquisa realizada pela Ideal Consulting, especializada no segmento, as vendas de vinhos espumantes importados e nacionais no Brasil tiveram aumento de 32% em 2022 comparado ao ano anterior.
No período de janeiro a outubro de 2022, o Grupo Henkell Freixenet teve um aumento de 38% de volume e 37% em faturamento relacionado ao mesmo período no ano passado. As informações já levam em conta o lançamento dos novos produtos como os espumantes premium que são exclusivos dos parceiros do on trade. A linha Freixenet Cuvée de Prestige contemplará três rótulos especiais e safrados, incluindo o Cuvée D.S e o Malvasía, produzido a partir de uvas envelhecidas em barricas de madeira durante 20 anos.
Entre os rótulos mais vendidos, tanto no e-commerce da marca quanto nos pontos de venda, estão os Cavas da linha clássica, como Carta Nevada, Cordón Negro e Cordón Rosado. ”Conquistar essa fatia do mercado após dois anos desafiadores é um mérito grande para a equipe. Mesmo analisando dados e entendendo as oportunidades, tivemos movimentos assertivos e estratégicos para chegar neste patamar e agora o desafio é perpetuar o crescimento de maneira saudável, pautado na diversificação de portfólio, fidelização de clientes e busca por novos consumidores”, pontua Fabiano Ruiz.
Entre os produtos recentes, destaque para a entrada do Freixenet Zero Álcool que, sozinho, totalizou 70 mil garrafas vendidas. Produzido por meio de uma destilação em baixa temperatura e fermentação processada sem grandes variações de pressão, a técnica minimiza o risco de perdas de componentes aromáticos, alcançando um vinho espumante sem álcool de qualidade. Destaque também para a entrada na categoria “wine seltzer’, bebida gaseificada à base de vinho, marcando a entrada no segmento de latas. O novo rótulo faz parte da família Freixenet Mía, marca para atrair um público mais jovem, sem perder a identidade de sofisticação.
A história da Freixenet
Em 1861, em Sant Sadurní d´Anoia (Penedès) a família Sala começava um empreendimento de produção e exportação de vinhos de qualidade. No começo do século XX, acontece o casamento entre Dolores Sala com Pedro Ferrer, que revolucionaria o negócio ao unir os conhecimentos de enologia de Dolores com a capacidade comercial e inovadora de Pedro.
Do casamento, nasce a marca Freixenet, uma das maiores produtoras de Cava, cuja primeira garrafa elaborada com o nome da marca, surge em 1911.Desde a produção da sua primeira garrafa, até o hoje, a marca continuou viva e seguiu crescendo, devido à inovação e qualidade, como principais valores da empresa.
Atualmente além das uvas produzidas nos próprios vinhedos, a Freixenet também é abastecida com a produção de mais de 2.000 viticultores da região. A casa “La Freixeneda”, onde a marca foi fundada, continua ativa, como casa-museu e com uma produção de Cavas emblemáticos.
Em 2018, a espanhola Freixenet, uma das maiores produtoras de Cavas do mundo há mais de 150 anos, e a alemã Henkell, empresa com mais de 190 anos de história no mercado, se fundiram, tornando-se a Henkell Freixenet, líder mundial no setor de vinhos espumantes.
Entre os rótulos de Freixenet comercializados no Brasil, estão: Cordón Negro, Carta Nevada e Cordón Rosado, o Freixenet Vintage Brut Nature (sem adição de açúcar), Freixenet Zero Álcool, a linha Ice (para degustar com gelo) e a coleção Premium, Elyssia Gran Cuvée, Elyssia Pinot Noir e Reserva Real, que pode ser comparada aos melhores champanhes do mundo.
Especial Henkell Freixenet
O perfil de Fabiano Ruiz, nome à frente da marca
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