La Grande Dame 2015: Veuve Clicquot lança nova coleção em collab com designer italiana
A Veuve Clicquot anunciou a chegada de sua nova safra em parceria com a artista italiana Paola Paronetto. A designer criou uma coleção de seis caixas para La Grande Dame 2015, que promete se destacar por meio de uma precisão enológica que é característica da maison.
Em 2020, a garrafa comemorativa a safra 2012 da La Grande Dame homenageou a cor icônica da marca – o amarelo de seu rótulo – por meio da visão pontilhista flamboyant da artista japonesa Yayoi Kusama.
“Estamos felizes em continuar a história da La Grande Dame, nosso excepcional vinho, que personifica a excelência da Maison, assim como nosso amor pelo Pinot Noir. Para esta nova safra, estamos honrados em colaborar com a artista italiana Paola Paronetto. Seu trabalho mais uma vez transmite uma profunda mensagem de otimismo”, destaca Jean-Marc Gallot, Presidente e CEO da Veuve Clicquot
Talentosa e sensível, Paola Paronetto se inspira na natureza para criar suas obras de arte, que trazem inovação estilística às tradições da cerâmica. Com o tempo, ela aperfeiçoou uma técnica inovadora que chamou de Paper Clay, combinando argila, fibra de celulose e água. Suas criações, que evocam a textura do papelão ondulado, são perfeitos ‘trompe l’oeils’. Cada peça é feita à mão e assinada, o que lhe dá um caráter único.
LEIA TAMBÉM: Don Melchor apresenta safra 2020 em castelo no Rio Grande do Sul
Conforme a marca, Paronetto vê as cores como cheias e opacas, e criou uma paleta de 86 tons que são sua assinatura. As formas irregulares e a textura crua de seus objetos criam um jogo gráfico de luz que exalta as cores cuidadosamente escolhidas.
As obras de arte de Paola podem ser encontradas nos principais showrooms de móveis tanto na Itália como internacionalmente, além de serem destaque em museus e galerias de arte e design em todo o mundo, como Triennale Milano, ADI Design Museum – Compasso d’Oro em Milão, Ille Arts em Nova York. O trabalho dela é sempre aguardado durante a Semana de Design de Milão e é mencionado em revistas revistas e livros sobre design e cerâmica.
Há muitos anos, a designer aposta na reciclagem de materiais e uso consciente de recursos. Alinhado ao compromisso da Veuve Clicquot e o uso pioneiro do cânhamo em suas caixas, as versões de 2023 são feitas de forma sustentável na França e possuem 60% de cânhamo em sua composição, 20% de algodão e 20% de outras plantas. As caixas são certificadas pelo FSC e o papel que o envolve é certificado como neutro em carbono.
A nova caixa reduz em três vezes o impacto de CO2 em comparação com a anterior, significando 230 toneladas de CO2 por ano. Por meio desta criação, a artista e a maison compartilham uma visão inovadora e o compromisso de criar caixas de presente cada vez mais responsáveis.