ESTILO BEBIDAS

Conheça roteiro especial pelas vinícolas do Uruguai

Final de ano e a dúvida: qual destino seguir rumo às celebrações e férias? A Wine Locals, marketplace de enoturismo, sugere uma rota incrível para os apaixonados por viagens, o Uruguai. Segundo Diego Fabris, CEO da Startup: “Muito se conhece do agito de Punta, do churrasco tradicional, do assado uruguaio, dos queijos e doces de leite, mas o vinho agora assume um protagonismo de ponta a ponta do Uruguai”.  Com mais de 20 programas diferentes em oito vinícolas do país vizinho, a Wine Locals garante: é um destino encantador!

LEIA TAMBÉM: Enoturismo na Argentina

Versátil nas paisagens, o Uruguai vai dos centros históricos às belas praias, e sempre com bons vinhos. Segundo os especialistas, essa é a melhor época do ano para explorar os diversos vinhedos e roteiros que podem ser feitos nas regiões: Colonia del Sacramento e Carmelo, Montevidéu e Canelones, José Ignacio e Pueblo Garzón e Punta del Este.

Um time de apaixonados por viver experiências no mundo do vinho criou programas completos. Montevidéu se reinventa para o turismo e pode ser vivido junto à Canelones – lugar que responde por 60% de toda a produção de vinhos do país. Uma das paradas obrigatórias é a Vinícola Pizzorno, um produtor de vinho que une o trabalho artesanal com tecnologia. A colheita das uvas é toda manual e respeita o meio ambiente em todas as fases da elaboração do vinho. Na Pizzorno há uma pousada e todos quartos possuem decks com vista para os vinhedos. As degustações podem acontecer com quatro, cinco e até oito vinhos, como os seletos Dom Próspero e Pizzorno Primo, e todas as etapas acompanham empanadas caseiras.

Mar, vinhos e chefs estrelados, esta é região de Jose Ignacio e Pueblo Garzón, Um ao lado do outro, o povoado charmoso tem uma das vinícolas mais imponentes do Uruguai, a Bodega Garzón, eleita em 2018 a melhor do mundo pela Wine Enthusiast. O tour na Garzón deve ser planejado para durar pelo um dia inteiro, já que a vinícola além de extensa, oferece diversas experiências: degustações, almoços, piqueniques e caminhadas.  A arquitetura moderna encanta os visitantes e nela é possível prestigiar a gastronomia do Chef Francis Mallmann, mundialmente conhecido. A degustação completa é imperdível e acompanha pães, azeites e azeitonas, harmonizados com os vinhos como o Tannat e o Albariño Reserva.

CONFIRA: 15 vinhedos mais bonitos do mundo de acordo com os usuários do Instagram

Punta del Este é um destino já apreciado pelos brasileiros, mas as surpresas do mundo do vinho despertam outro olhar para a região, como a visita à Bodega Alto de la Ballena, uma  vinícola pequena, mas que faz vinhos de altíssima qualidade. Por ser bem próximo de Punta, é importante garantir a reserva dos tours, apesar da casa abrir todos os dias.

A Alto de la Ballena soma na experiência com a oportunidade perfeita de estar, também, em um ambiente onde o vinho é elaborado. Alguns de seus tours começam pelo mirante, a depender das condições climáticas, e as degustações podem ser de quatro ou cinco rótulos, como os clássicos Tannat Reserva e o Tannat Viognier, que acompanha pães de fermentação natural, queijos artesanais, charcutaria, azeite e azeitonas.

A Wine Locals preparou um guia completo sobre o Uruguai na sua plataforma digital, e vídeos no seu canal do youtube. A websérie tem cinco episódios com detalhes de cada uma dessas regiões e das bodegas.  No site é possível contratar todos os serviços com os programas e experiências oferecidos pela empresa, para tornar a viagem ainda mais enriquecedora. 

Deixe um comentário