ESTILO BEBIDAS

Além do vinho: como harmonizar receitas com gin

Maior hub do destilado do país dá dicas de como inovar na hora de combinar pratos com diferentes drinques feitos à base de gin

O gin se tornou uma das bebidas favoritas dos brasileiros, principalmente por proporcionar diferentes combinações e criar experiências inusitadas. A partir disso, a The Gin Flavors preparou dicas de como harmonizar diferentes drinks com o destilado e proporcionar uma refeição única.

Conforme o hub de gins, o princípio mais básico da harmonização é manter o equilíbrio entre os sabores para que um não se sobressaia sobre o outro. Ao mesmo tempo em que é importante balancear a intensidade da bebida com o prato, também é importante escolher elementos que possam se complementar.

Para saborear a clássica mistura de dry gin com água tônica e limão, a sugestão é apostar em petiscos de sabores intensos como tábua de queijos com presunto de parma e outros embutidos. Mas como a G&T é versátil e vai bem com tudo, pratos um pouco mais leves também combinam perfeitamente. Aposte em legumes, bolinhos de arroz e guacamole.

Já os drinques mais cítricos são ótimos para amenizar o sabor pesado de alguns alimentos e até mesmo neutralizar seus efeitos no estômago. Por isso, se você vai saborear alguma fritura como batata, mandioca, coxinha, opte por drinks com limão, laranja ou grapefruit. Até mesmo outros tipos de porções combinam muito bem neste grupo, como é o caso do frango à passarinho e linguiça calabresa.

Já se a escolha for de drinks herbais e sua bebida levar manjericão, hortelã, tomilho ou pepino na sua composição, a opção é combinar com receitas aromáticas e de sabores mais abertos como sanduíches naturais, salmão defumado, queijos magros, legumes e frutas. 

Coquetéis com toques herbais e cítricos, que incluem pepino, limão ou gengibre, também são ótimos para apreciar com um bom churrasco. Já se você prefere os frutos do mar, combine com gins florais e/ou frutais, que vão muito bem com a suavidade e sabores característicos de peixes, moluscos e crustáceos.

Deixe um comentário