Bambu na arquitetura: uma tendência que é a cara do verão
Sustentabilidade deixou de ser um diferencial e passou a ser necessidade nos mais diversos setores. E na arquitetura não poderia ser diferente. Como o bambu não é do tipo arbóreo, ele contribui para evitar o corte de árvores e extração da madeira – já que se assemelha ao material. Além de sustentável, o uso do bambu na arquitetura já se mostra uma tendência para as próximas estações.
Segundo a arquiteta Eliza Schuchovski, os projetos naturais já são, de fato, grande tendência e o bambu se encaixa neste nicho. “Eles trazem mais aconchego aos ambientes, deixando o espaço mais verdadeiro”, explica. O material veio como alternativa para mostrar composições diferentes para o mood natural. Entre os benefícios da sua utilização, estão a durabilidade e versatilidade, além da forte preocupação ambiental e com a qualidade de vida, intrínsecos ao material. “Quando tratamos do que é sustentável, temos de pensar sempre em termos econômicos, sociais e ambientais. Essa preocupação com o ambiente motiva a busca por alternativas ao uso de recursos naturais, inclusive quando o assunto é decoração. E é aí que entra o bambu”, emenda a arquiteta Samara Barbosa.
O uso do bambu na arquitetura e decoração de ambientes
Versátil e inovador, o material pode ser aplicado em diferentes ambientes garantindo um visual único. Eliza sugere que o material seja usado em casas de praia, fazenda ou ambientes urbanos externos. Por ser natural, ele garante um visual despojado, mas é preciso ter cuidado para que o espaço não fique com um resultado muito rústico – se essa não for a intenção do cliente. Samara enxerga a utilização do bambu das mais diversas formas, como em acessórios para banheiro e cozinha, mobiliário e revestimentos para piso e paredes, apesar de ser mais visto em áreas externas.
Além destas opções, ele pode ser usado como painel, forro ou até mesmo em lâminas. As opções são várias e permitem o uso da criatividade para criar ótimos resultados. Samara costuma usar o bambu em projetos ousados e contemporâneos. “Em um dos meus projetos utilizei o bambu no forro da sala na casa de praia. Juntamente com uma iluminação de LED, ele foi aplicado no teto, dando um toque especial no decor com muito estilo e personalidade. Essas misturas de madeira e bambu em elementos que não são óbvios destacam o ambiente em uma decoração imponente”, lembra a arquiteta.
Mas atenção: é preciso tomar cuidado com o uso do bambu em lugares úmidos. “Por ser um material natural e rústico, pode surgir fungos e mofos. É necessário uma boa higienização, para evitar poeiras e teias de aranhas”, explica Eliza Schuchovski. A arquiteta ainda sugere que, assim como na madeira, seja feito um tratamento de verniz para diminuir a umidade no bambu.