ESTILO CULTURA

Balé Teatro Guaíra encerra 2016 com montagem de Carmen

Com estreia na quinta (15), coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni dialoga com a tradição da obra musical e acontecimentos atuais do universo feminino

Nesta quinta-feira (15), o Balé Teatro Guaíra estreia a montagem contemporânea de Carmen, com coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni. As apresentações seguem até domingo (18), encerrando a temporada 2016.

Carmen é uma das obras mais conhecidas e montadas pelo mundo, tanto no balé quanto em óperas, caracterizada pela força e dramaticidade. Paixão, ciúme e vingança são sentimentos que afloram na montagem de Bongiovanni, que atuou na São Paulo Companhia de Dança, no Balé da Cidade de São Paulo, na Cia Jovem do Bolshoi Brasil e companhias na Alemanha, entre outras.

“Gosto das histórias que os balés tradicionais contam, são arquetípicas que pertencem ao inconsciente coletivo”, disse o coreógrafo, que classifica a obra como “história a respeito de como se lida com as frustrações”. Então esta é a Carmen do BTG, que enfatiza a independência e a força feminina, num momento no qual a violência contra a mulher cresce assustadoramente. É a minha reverência e respeito às mulheres.”

O processo de montagem teve participação dos bailarinos, que pesquisaram a obra e as várias formas como ela já foi apresentada. Eles tiveram também aulas de flamenco com Carmen Romero e, diariamente, recebem orientação do diretor teatral Edson Bueno.

Carmen com Balé Teatro Guaíra
De 15 a 17/12, às 20h30; dia 18, às 18h.
Ingresso: R$ 20 e R$ 19 (meia-entrada)
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão)
Praça Santos Andrade, s/n – Curitiba /PR

Deixe um comentário