ESTILO

Azulejos artísticos usados como peças decorativas

Saiba como harmonizar e ambientar esses produtos nos projetos

Os azulejos sempre estiveram ligados à arte, seja na paginação das históricas construções ou servindo como tela para artistas plásticos e artesãos pincelarem tanta criatividade. E agora eles também saem dos ambientes molhados e passam a integrar os mais variados projetos, trazendo muito mais do que sua herança artística e a memória afetiva presente nos revestimentos. A Decortiles apresenta lançamentos que homenageiam a brasilidade e esbanjam contemporaneidade.

Os produtos permitem paginações exclusivas, já que têm diversas faces e desenhos distintos que podem ser aplicados em áreas internas e externas e, inclusive, combinados entre si. São usados também em composições criativas: como tampos de mesa, frente de bancadas gourmet e até emoldurados como elemento decorativo. Confira uma seleção de azulejos artísticos para se inspirar:

Patch Litoral

(Foto: divulgação).

O litoral brasileiro é o cenário escolhido para a criação do azulejo Patch Litoral. Folhas e flores tropicais ganham uma releitura com traços delicados, como se as estampas fossem sobrepostas. Modernizados pelo preto e branco, que confere um ar urbano e sofisticado aos grafismos, o patchwork ganha uma linguagem simplificada, com menos variações de estampas, criando maior unidade visual nos ambientes.

Patch Shou – Calu Fontes

(Foto: divulgação).

Equilibrar tradição e modernidade é uma premissa da cultura japonesa. Do design à arquitetura, da moda à gastronomia, passado e presente convivem em harmonia e ajudam a explicar uma evolução estética ao mesmo tempo consistente e inovadora. Uma das técnicas desse movimento, o shou sugi ban é usada para proteger a madeira da umidade e insetos. Sua carbonização, que a deixa escurecida, inspira a coleção Shou, que ganha grafismos japoneses típicos como arabescos e aves.

Artesan

(Foto: divulgação).

Inspirada na obra do artista plástico brasileiro Francisco Brennand, a coleção Artesan explora os efeitos coloridos dos esmaltes e pigmentos cerâmicos, que quando queimados, provocam reações e superfícies surpreendentes. A icônica cerâmica artesanal com efeitos reativos espalhada pela arquitetura brasileira, ganha espaço nas novas coleções 2020 e exalta a vida e obra de um poeta da escultura e da cerâmica nacional.

Patch Pólen – Calu Fontes

(Foto: divulgação).

As ilustrações botânicas de flores e plantas inspiram a coleção Pólen. Com gravuras da biodiversidade brasileira, o Porcelanato Artístico Pólen traz delicados traços que atualizam o conceito floral, deixando as estampas mais universais e menos femininas. Sobre a base de porcelanato com impressão digital HD, que reproduz as texturas dos papéis já envelhecidos pelo tempo, decorações artísticas especiais trazem diversas espécies da flora brasileira para as paredes.

Patch Inseto

(Foto: divulgação).

Besouros, borboletas, abelhas e libélulas dão um toque exótico e divertido para o azulejo Patch Inseto. Sobre o fundo preto, sóbrio e moderno, os efeitos metálicos das asas desses insetos inspiram as aplicações metalizadas com ouro. Um toque sofisticado para uma estética puramente naturalista.

Deixe um comentário