ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Verdigris e as tendência em projetos residenciais: o olhar sob a perspectiva do futuro morador

Projeto do arquiteto Marcos Bertoldi para a L'Espace, em Curitiba, o empreendimento combina optical-art, espaços multifuncionais e muito verde na área de convivência
Um novo olhar sobre o conceito de morar, somando a visão do futuro às tendências na arquitetura autoral, deu origem ao projeto Verdigris, uma criação da L’Espace Incorporadora, concebida na prancheta do arquiteto Marcos Bertoldi. A estética arrojada da fachada inspirada pela op-art coroa o empreendimento que já ganha lajes na alameda Júlia da Costa 967, no bairro Bigorrilho. 

LEIA TAMBÉM: Queen Victoria: 5 curiosidades do luxuoso empreendimento da Construtora San Remo

O Verdigris é um edifício com apenas 17 unidades – em contraste com o padrão do mercado -, o que proporciona um ritmo mais tranquilo de convivência e a sensação de viver em uma comunidade mais harmoniosa. O Verdigris tem diferentes opções de plantas em unidades de 130m2, e coberturas duplex com 260 m2. Pensado em torre única, o Verdigris tem em sua área comum um espaço híbrido que pode ser usado como gourmet e ou para pequenas recepções profissionais, academia, bicicletário e jardim externo.
 
(Foto: divulgação)
 
A experiência do morar e a conexão com a cidade começa justamente pela fachada. A op-art é um movimento artístico que brinca com ilusões de ótica, o que faz com que o Verdigris passe uma sensação de movimento constante, que desafia as convenções estáticas da arquitetura. Marcos Bertoldi explica que “a fachada não é apenas um componente, mas um elemento em evolução, uma expressão artística em constante transformação”.
 
(Foto: divulgação)
 
Enquanto a estética brinca com os olhos, o Verdigris também exerce seu papel no cuidado com o planeta. Com o uso de placas solares para pré-aquecimento, reaproveitamento de água da chuva e iluminação em LED nas áreas comuns, o projeto propõe um compromisso sustentável. “Nossa visão vai além da excelência arquitetônica. Ela se estende à responsabilidade ambiental e a um legado de práticas sustentáveis. Precisamos pensar hoje para termos um amanhã mais sustentável”, comenta Alexandre Dely, sócio da L’Espace Incorporadora.

Um espaço desenhado para o futuro morador

A concepção do Verdigris não é limitada ao seu exterior e transcende para a experiência íntima dos moradores. “Com foco no futuro morador, o Verdigris foi desenhado através de um processo co-criativo. Ele envolveu pesquisa de design para descobrir as necessidades desconhecidas das pessoas, durante a pandemia. A partir dela conseguimos realizar uma imersão nas pequenas rotinas para projetar cada centímetro quadrado do empreendimento. Identificamos um novo comportamento de consumo, menos adepto a modismos e mais atento à segurança, ao conforto e à flexibilidade no uso do espaço de morar”, comenta Dely.
(Foto: divulgação)
 
A pesquisa realizada em 2020 pela Commcepta Design durou nove meses e contou com a colaboração do etnógrafo inglês Siamack Salari e da antropóloga americana Natalie Nixon, direcionando escolhas que otimizam a vida cotidiana dos moradores. Detalhes como sistemas de biossegurança e recebimento de entregas, incorporados ao projeto, refletem uma mentalidade voltada para a qualidade de vida.
(Foto: divulgação)
 
O Verdigris é um empreendimento que antecipa a necessidade de espaços multifuncionais, adaptando-se a um estilo de vida sempre em movimento. A academia, que incorpora uma estação de trabalho e esteira, e as escadas motivacionais que incentivam a atividade física são reflexos desse entendimento. “Nossas escolhas refletem uma mudança na forma como as pessoas vivem e interagem com o espaço ao seu redor”, revela Bertoldi.
(Foto: divulgação)
 
Dos espaços de convivência enriquecidos por áreas verdes à proteção acústica e térmica, cada detalhe foi pensado para uma experiência ideal de moradia. “Estamos criando um espaço que reflete as aspirações das gerações futuras”, enfatiza Bertoldi.

Deixe um comentário