ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

SP-Arte acontece entre 3 e 7 de abril como marco na cena cultural brasileira

O evento entra na sua 20º edição e movimenta o Pavilhão da Bienal com galerias de arte, estúdios de design, editoras e instituições culturais

Hoje consolidada como a maior feira de artes do hemisfério sul e com sua relevância cravada no cenário nacional e internacional, o evento criado por Fernanda Feitosa em 2004 se destaca pelo pioneirismo, resiliência e inventividade. Desde a sua fundação, a SP-Arte é uma plataforma de destaque para a promoção da arte contemporânea do Brasil e do mundo.

Ao longo de 20 anos, a SP-Arte participou da formação de acervos de grandes museus, assim como de relevantes coleções particulares. O programa de doações da feira, que já virou praxe entre colecionadores e expositores, estimula que pessoas físicas e jurídicas adquiram e doem trabalhos de arte apontados pelos museus como essenciais para formar suas coleções. Somente nos últimos dez anos, foram mais de 170 obras incorporadas pela Pinacoteca de São Paulo, o Masp, o MAM-SP, o MAR, o Museu Nacional de Belas Artes, entre outros, e doadas por pessoas físicas e jurídicas como o grupo Iguatemi São Paulo e a colecionadora Cleusa Garfinkel.

 

Vista da SP-Arte em 2023. (Foto: Divulgação/SP-Arte)

Mais do que uma feira, a SP-Arte se tornou um catalisador para o crescimento e reconhecimento do mercado de arte brasileiro, conectando galerias, artistas, curadores, pesquisadores e apreciadores de arte em um ambiente vibrante e dinâmico.

“Estamos muito entusiasmados em celebrar esta importante marca com nossa 20ª edição da SP-Arte”, diz Fernanda Feitosa. “Ao longo dos últimos 20 anos, testemunhamos um incrível crescimento e transformação no cenário artístico do Brasil todo, e estamos orgulhosos de ter desempenhado um papel fundamental nesse processo. Esta edição promete ser uma celebração verdadeiramente extraordinária da arte, cultura e criatividade”, complementa.

Entre os dias 3 e 7 de abril, ocupando o Pavilhão da Bienal, a 20ª edição da SP-Arte vai reunir mais de 190 expositores, entre galerias de arte, estúdios de design, editoras e instituições culturais.

O evento proporciona a exibição de artistas renomados, bem como de talentos emergentes e a programação da feira conta ainda com conversas com artistas, audioguias e lançamentos editoriais. Vik Muniz e Adriana Varejão são nomes confirmados nesta programação.

Destaques

Arte: 1º e 2º andares

No primeiro e no segundo andar do pavilhão, estarão concentradas as galerias de arte moderna e contemporânea, instituições culturais, espaços autônomos, além da Arena Iguatemi – que receberá os Talks SP-Arte.

Curitiba estará representada com as galerias:

Simões de Assis

A Simões de Assis, que anunciou recentemente a representação de Diambe e Flávio Cerqueira, que apresentarão esculturas em bronze desenvolvidas especialmente para a ocasião. A galeria também enfatiza obras de artistas que participarão pela primeira vez do evento e de Ione Saldanha e Cícero Dias, artistas cujos espólios são representados pela galeria e também estarão em exposição na Bienal de Veneza deste ano.

Zilda Fraletti

A Galeria Zilda Fraletti, que parte do equilíbrio entre a expressividade pictórica e o racionalismo geométrico, praticado por Jean Araújo e Gabriela Costa, para logo encontrar os volumosos campos de cor de Marcus André, fluindo em sintonia com as formas expressivas de André Mendes, entre contornos e por trás de perspectivas imprecisas das paisagens oníricas de Cleverson Oliveira e Juliane Fuganti, à exuberância de Lelli de Orleans e Bragança, e todo o seu preciosismo em relação à natureza, indo ao fim, na dissolução dos limites entre o banal e o fantástico, uma equação tão bem trabalhada por Iuri Sarmento, completando seu quadro de artistas a serem exibidos em São Paulo.

Juliane Fuganti 150x130cm série Jardins 2024. (Foto: Divulgação JF230)

Design e editoras: andar térreo

O destaque deste ano é a exposição Tátil: materiais no design contemporâneo, curada por Livia Debbané. A coletiva destaca a investigação de matérias-primas e apresenta uma paisagem sensorialmente diversa do design ligado ao ambiente doméstico. Com 25 peças criadas por designers estabelecidos ou em sua primeira década de trajetória, os projetos da exposição mostram como as qualidades próprias de cada material informam processos criativos, incentivam práticas sustentáveis e propõem estéticas inovadoras.

Em 2024, a feira celebra o crescimento de mais de 50% do setor em relação à edição passada, reunindo agora 67 expositores ao todo. No setor, o público poderá conferir trabalhos de grandes nomes do mobiliário brasileiro moderno e contemporâneo, como ETEL, ,ovo, Rodrigo Silveira, Jacqueline Terpins, irmãos Campana, Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin e Joaquim Tenreiro.

Presença de Curitiba

Alex Rocca 

O artista visual e designer têxtil lança a Série Altar, configurando 6 trabalhos escultóricos que contam narrativas individuais acerca de sua pesquisa que trafega pelas autenticidades descobertas nas religiões de matriz africana.

Pela primeira vez, o artista mescla os trabalhos de bordado manual, tufting, e tear manual, além da combinação demarcada por metais delicados como latão e cobre e a composição com tecidos naturais que evocam traços de um legado artístico-religioso, que norteiam rituais e cotidiano do povo, comunicando como a ornamentação pode envolver a cinestesia do corpo em profundidade às suas tradições.

Obra de Alex Rocca. (Foto: Anderson Angélico)

Jayme Bernardo para ITENS 

A SP-Arte, principal feira de arte da América Latina, vai ser palco do lançamento da nova peça decorativa assinada pelo arquiteto Jayme Bernardo – o pendente Paricó. A peça exclusiva estará no stand da Itens, a marca de iluminação especializada em design autoral produzido no Brasil, para a qual Jayme desenhou o pendente. Esta é a primeira participação de Jayme na mostra, que se uniu à diretora criativa da Itens, Mariana Amaral, para encontrar a arte das mãos das mulheres alagoanas, recheadas de rusticidade, simplicidade e saberes que passam de geração para geração.

O Paricó é um pendente imponente e belo, forte e poético, inspirado no movimento das águas amazônicas, que nasceu com a proposta da longa franja contínua para uma demanda específica de um projeto com pé direito duplo, buscando preencher o espaço com estilo, além de provocar os sentidos de quem estiver circulando pelo local.

Paricó. (Foto: Edison Garcia)

Michelangelo Mármores do Brasil 

Com o DNA de beleza e resistência das matérias-primas de grandes arquiteturas e esculturas, o Mármore Michelangelo, distribuído pela Pro Marmo, imprime uma identidade única para a Coleção Guaíba, lançada durante a SP-Arte com assinatura de Giorgio Bonaguro, designer italiano radicado no Brasil, e que se inspira em uma das obras mais icônicas do mestre português Álvaro Siza no Brasil, a fundação Ibere Camargo de Porto Alegre, por suas formas dinâmicas e sinuosas.

Nela as rochas reaproveitadas são tornadas nobres novamente a partir de pequenos formatos transformados em superfícies com riqueza de grafismos. A composição minuciosa, elaborada pela granitos.com, estampa fragmentos da rocha natural da Michelangelo Mármores do Brasil, com seus veios utilizados para gerar uma nova proposta contemporânea. Essa cocriação entre a natureza e a mão humana resulta em superfícies de padrões únicos que conferem a cada peça de design colecionável a singularidade de uma obra de arte.

A exposição terá como patrocinador a Oficina Timbro, colaboradores Michelangelo Mármores do Brasil e V Granitos, apoio Pro Marmo e Tintas Sherwin Williams e apoio institucional Fundação Iberê.

(Foto: Claudio Fonseca)

Leandro Garcia

A participação de Leandro Garcia na SP-Arte 2024 marca uma década de sua atuação no cenário do design. A galeria,especialmente montada para a ocasião, apresenta uma cuidadosa seleção de dez coleções, cada uma pontuando um momento de sua trajetória profissional.

As peças que compõem a exposição proporcionam aos visitantes a oportunidade de compreender o processo criativo do designer e oferecem uma perspectiva ampla sobre sua jornada no design autoral.

Mancebo Varetas. (Foto: Ricardo Perini)

É possível acompanhar a agenda completa no app SP-Arte (disponível nas versões iOS e Android) e site. Confira a lista completa de expositores no site oficial

Serviço

Agenda completa
SP-Arte: 3 a 7 abril de 2024
Localização: Pavilhão da Bienal Parque Ibirapuera, portão 3
Horários:
03 abril: convidados
04 – 05 abril: das 13h às 20h
06 – 07 abril: das 11h às 19h
Ingressos: R$ 80,00 inteira R$ 40,00 meia-entrada
bilheteria.sp-arte.com

Deixe um comentário