Olho que tudo (pre)vê
Em setembro de 2021, o preço do alumínio chegou a ficar 55% mais caro do que o praticado no ano anterior, conforme um estudo da Nikkei Asia. A mesma pesquisa revelou que o cobre teve uma alta de 37%. A construção civil, portanto, foi um dos setores mais afetados pela inflação pós-pandemia. Isso refletiu negativamente no custo final de obras planejadas em períodos anteriores à Covid-19.
“Compre todo o alumínio da obra antes que os preços se elevem”, recomendou Murilo Chibinski, engenheiro e proprietário da Olho do Dono – consultoria responsável pelo orçamento, planejamento e monitoramento de obras – a um dos clientes da empresa. E foi um sucesso: a compra antecipada fez com que o custo final da obra não sofresse o acréscimo previsto pelo engenheiro.
Nesse sentido, contratar uma consultoria de obra faz toda a diferença para o resultado, para a lucratividade e para o cumprimento de prazos. “Em uma obra, prazo é custo”, define Chibinski.
Hora ideal para contratar um planejadora de obra
Há dois momentos importantes para a contratação de empresas como a Olho do Dono. O primeiro é logo após a finalização do projeto pelos arquitetos ou engenheiros responsáveis pela obra. Essa modalidade garante o melhor resultado, uma vez que estuda desde a viabilidade construtiva do projeto até o acompanhamento da rotina da obra.
O segundo é quando a obra já está em andamento, pois auxilia a perceber se algo pode interromper ou trazer obstáculos para o cumprimento do prazo e da tabela de custos estipulada inicialmente.
Metodologia da Olho do Dono
A Olho do Dono atua da forma como o nome sugere: conduz as obras com a mesma atenção que o dono do canteiro faria.
A equipe, que possui grande capital intelectual, utiliza fórmulas e tabelas matemáticas para prever falhas que possam reduzir a qualidade da obra ou interferir no trabalho de empreiteiras e construtoras.
Rosemari Chibinski, advogada e sócia da empresa, elenca as etapas gerais do trabalho da consultoria: orçamento, planejamento de obra, controle físico-financeiro e monitoramento in loco dos canteiros de obra. Segundo Murilo, o orçamento é transparente. A equipe busca e elabora uma planilha com as opções e os valores – mas sem direcionar o cliente. Este, então, tem a liberdade para definir quais empresas participarão como fornecedoras do projeto.
Em relação ao planejamento – uma das etapas mais essenciais desse trabalho –, o acompanhamento é feito diariamente. A partir de uma curva de tendências, a empresa avalia se o que foi pensado inicialmente para o projeto deve ou não ser alterado. De forma clara, a Olho do Dono analisa custo e prazo, em comparação às previsões feitas pela equipe.
Chibinski defende que até mesmo as possibilidades de falha na metodologia são consideradas no trabalho. Com isso, as chances de surpresas no custo ou na entrega final da obra são ainda menores: “não é mágica, é matemática”, sugere o engenheiro.
O controle físico-financeiro realizado pela Olho do Dono analisa o uso dos materiais, os valores aplicados, as ações para a entrega da obra e as necessidades de mudanças nos cronogramas. Dessa forma, é possível antecipar as dificuldades e saná-las antes que eles afetem o resultado final.
Já o monitoramento in loco garante que a execução do planejamento não seja apenas uma teoria, mas, sim, que a obra permaneça no custo estipulado, com a entrega no prazo e com a qualidade construtiva de cada um dos espaços do projeto. Nesse ponto, as vantagens também são vistas pelo cliente final da obra, que receberá um espaço construído com atenção em cada detalhe.
5 vantagens de contratar uma planejadora de obra
1. Redução no custo final da obra
2. Cumprimento do prazo de entrega
3. Garantia na qualidade construtiva
4. Avaliação das viabilidades construtivas
5. Facilidade na negociação com fornecedores
*Matéria originalmente publicada na edição #268 da revista TOPVIEW.