ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Decoração dos signos: o que os astros recomendam para a decoração em 2023

De acordo com a astrologia, 2023 será um ano preparatório, em que a sociedade global começará a reestruturar o mundo em novos pilares. A Lua será a regente, o astro que comandará e dará o tom deste ano. Na prática, isso significa que todos os temas relacionados a estrutura estarão em foco, como família, criança interior e conceito de lar.

LEIA TAMBÉM: #Inspiração: dê um toque de serenidade na decor com peças brancas

Compreender como os trânsitos no céu impactam a vida coletiva e pessoal pode ser um trunfo, até mesmo para a decoração. Isso porque a vivência nos espaços físicos também é influenciada pelos astros, que apontam importantes mudanças para os ambientes em 2023. Confira as tendências de decoração para 2023! 

Casa como prioridade

Decoração afetiva

Em um ano regido pela lua, o resgate às memórias ancestrais ganha destaque até mesmo na materialidade. Elementos herdados, peças produzidas por familiares ou presentes ganhados de quem se ama são perfeitos para preencher a decoração dos lares com afetividade. Pequenos detalhes fazem grande diferença na atmosfera da casa, como neste projeto assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi. As prateleiras recebem um Bonsai, que traz à lembrança do quintal da casa da avó da família. Já a adega é composta por manilhas de cerâmica, vindas diretamente da chácara dos moradores.

Projeto assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi
Projeto assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi. (Foto: Eduardo Macarios)

Bem receber

Sendo a Lua o astro que rege a casa e as relações, em um ano lunar, é imprescindível que os ambientes estejam preparados para bem receber. Sejam familiares ou amigos, o importante é que o espaço acomode a todos de maneira confortável sem perder a estética apurada, desafio nos projetos de interiores. Como solução para este apartamento, o arquiteto Geovani Capelina apostou no sofá Adam da Estofados Jardim. Combinando curvas e movimento num belo tom terroso, a peça faz um convite acolhedor e caloroso para recepcionar os convidados.

Projeto assinado por Geovani Capelina, com sofá da Estofados Jardim. (Fotos divulgação)
Projeto assinado por Geovani Capelina, com sofá da Estofados Jardim. (Foto: divulgação)

CONFIRA: Back to… vintage e retrô: tendências para a decoração em 2023 apostam no passado

A favorita

Se tem um ambiente capaz de unir toda a casa em um ano regido pela Lua, este ambiente é a cozinha. O astro fala sobre a necessidade humana de obter segurança no mundo, estando diretamente relacionado com a nutrição, não apenas emocional, mas também física. Nesse sentido, o espaço ganha protagonismo no lar, pois alia afetividade e funcionalidade. Uma boa dica para trazer mais vida ao cômodo – e torná-lo mais convidativo para quem ainda revira os olhos na hora de cozinhar – é adicionar um ponto de cor. Como neste projeto, em que a marcenaria da Gava Ambientes Completos forma um belo contraste entre laca branca acetinada e MDF verde.

Projeto assinado por Carolina Kist, com marcenaria da Gava Ambientes Completos (Foto Renata Salles)
Projeto assinado por Carolina Kist, com marcenaria da Gava Ambientes Completos (Foto: Renata Salles)

Relacionamentos harmoniosos

Os eclipses solares, que ocorrerão nos dias 20 de abril e 14 de outubro, se darão no eixo Áries-Libra, relacionado às questões que envolvem o eu e o outro. Na vida pessoal, o fenômeno promete despertar indagações profundas sobre respeitar a individualidade (Áries) versus a habilidade de interação (Libra). Mais do que nunca, os ambientes precisarão favorecer as trocas harmônicas. Na vida a dois, o quarto do casal pode colaborar para a boa manutenção da relação. Neste projeto, a arquiteta Viviane Loyola pensou em cada detalhe, considerando a personalidade de ambos. Como resultado, um décor em cores neutras, elementos atemporais e iluminação leve.

Projeto assinado pela arquiteta Viviane Loyola. (Foto Emy Tsutsumi)
Projeto assinado pela arquiteta Viviane Loyola. (Foto: Emy Tsutsumi)

Mercado em expansão

Júpiter, conhecido como “o grande benéfico”, entra em Touro no dia 16 de maio e permanece no signo até 26 de maio de 2024. O planeta da sorte traz otimismo, oportunidades e expansão por onde passa. Neste trânsito por Touro, beneficiará todos os setores que envolvem o signo, ou seja, tudo aquilo que é relacionado ao seu elemento regente, a terra. Além de aquecer o mercado de arquitetura e construção, irá favorecer as áreas de design e decoração, visto que Touro é o signo que prima pela arte e pelo belo. O período também será excelente para investir em obras!

Edifício Oxi, projeto assinado pelo arquiteto Luiz Volpato. (Foto Daniel Andraski)
Edifício Oxi, projeto assinado pelo arquiteto Luiz Volpato. (Foto: Daniel Andraski)

VEJA TAMBÉM: #Inspiração: 8 ambientes icônicos da CASACOR 2022 para inspirar a sua sala de banho

Saúde mental e emocional

Eis um trânsito longo, que merece atenção: Saturno em Peixes de 7 de março até 25 de maio de 2025. O planeta da responsabilidade pede comprometimento máximo com os pontos tratados por este signo, como a saúde mental. Em um ano regido pela Lua, soma-se a saúde emocional. A orientação dos astros é clara: autocuidado na rotina diária.

Inserir pausas entre as tarefas e criar uma atmosfera mais natural no local de trabalho pode ser uma boa estratégia. Afinal, a natureza amplia as sensações de bem-estar e ajuda a relaxar. Neste espaço projetado pela arquiteta Carla Grudtner, além do bom aproveitamento da luz natural, o uso do MDF Amazônia da Sudati na estante promove a sensação de um espaço fluído e agradável.

Projeto assinado por Carla Grudtner, com MDF Amazônia, da Sudati (Foto Eduardo Macarios)
Projeto assinado por Carla Grudtner, com MDF Amazônia, da Sudati (Foto: Eduardo Macarios)

Responsabilidade com a natureza

Outro aspecto importantíssimo de Saturno em Peixes é a responsabilidade com a natureza, principalmente com aquilo que envolve água – elemento regente do signo. Sustentabilidade e clima serão pautas em destaque até o final do trânsito, que acaba em 2025. A preocupação em produzir e consumir produtos que não agridam o meio ambiente será crescente. No décor, a marca de tapetes finos Botteh Handmade Rugs já oferece uma linha ecológica. A coleção Litoral apresenta peças feitas com fibras sintéticas de garrafas pet, polipropileno 100% reciclável. O material é próprio para uso externo, além de garantir qualidade e durabilidade.

Projeto assinado por Ivan Wodzinsky, com tapete Botteh Handmade Rugs (Foto Daniel Katz)
Projeto assinado por Ivan Wodzinsky, com tapete Botteh Handmade Rugs (Foto: Daniel Katz)

Inovações tecnológicas

2023 promete marcar o início de uma Nova Era. Plutão faz passagem por Aquário, retorna para Capricórnio e, em 2024, se consolida em Aquário – onde ficará pelos próximos 20 anos, até 2043. Este planeta de movimento lento comanda a dinâmica mundial, apontando para onde a sociedade caminhará. Neste longo trânsito em Aquário, signo da inventividade, as inovações tecnológicas tendem a explodir.

No mercado do décor, a NPK Mármores já dá um passo à frente. Com exclusividade, a marca traz para o Brasil as superfícies tecnológicas da italiana Atlas Plan, ideais para áreas gourmets, cozinhas, bancadas e áreas externas. A capacidade de resistência às temperaturas elevadas, choques térmicos e cargas de ruptura são características que reforçam a revolução da tecnologia. Além de serem altamente resistentes (a manchas, riscos, calor e desgaste diário), contam a excelência, texturas, riqueza de cores e efeitos de luz dos materiais nobres.

Superfícies tecnológicas da NPK Mármores. (Foto divulgação)
Superfícies tecnológicas da NPK Mármores. (Foto: divulgação)

Muita revisão!

Além do famoso mercúrio retrógrado, que marcou a transição do ano e ainda passará pelo movimento de retrogradação por mais três vezes em 2023, outros sete planetas estarão retrógrados no segundo semestre. Para a astrologia isso significa que, do ponto de vista da Terra, eles estão fazendo um movimento de ré. Estas fases costumam travar as áreas regidas pelo planeta retrógrado em questão, demandando muita atenção, paciência e revisão. Com tantas influências astrais provocando muitas reflexões, a dica é reservar um cantinho confortável da casa para ler, escrever e meditar. Aposte em mobiliário soltos e almofadas aconchegantes.

Projeto assinado por Rodolfo Fontana, com mobiliário da Villa Batel. (Foto Iram Guimarães Oteiro)
Projeto assinado por Rodolfo Fontana, com mobiliário da Villa Batel. (Foto: Iram Guimarães Oteiro)

Deixe um comentário