Light and Design: iluminação com design internacional no regionalismo paranaense
Cada vez mais o universo da iluminação se destaca pela autenticidade e histórias que se formam ao encontro de marcas e ícones do design, que assinam produtos.
E por mais reconhecidos que estes encontros sejam, destacá-los em cidades pelo mundo é de responsabilidade de lojas e arquitetos sensíveis à regionalidade de cada país.
Curitiba passa a ser um exemplo para as grandes marcas mundiais Moooi, Tom Dixon, Kartell, Artemide, Zafferano, Oluce e a italiana Flos, que tem grande presença no novo espaço da loja Alma Light, assinado pelo arquiteto Rodolfo Fontana.
Fundada em 1962 na Itália e hoje protagonista no universo da iluminação, a Flos reúne em seu time de designers colaboradores, grandes nomes mundiais, como os irmãos Castiglioni, Patricia Urquiola, Marcel Wanders, Philippe Starck, Tobia Scarpa, entre outros.
O showroom que representa a marca, em Curitiba, destaca alguns dos grandes clássicos da Flos, como as luminárias Arco e Taccia, de 1962, e Snoopy, de 1967, ambas criadas pelos italianos Achille Castiglioni e Pier Giacomo Castiglioni. Os pendentes Belt em couro, design dos irmãos franceses Ronan e Erwan Bouroullec, e Skynest, criado pelo holandês Marcel Wanders, também estão em exposição na loja.
Rodolfo Fontana pensou o showroom em níveis, para que quem estiver passando pela vitrine também possa ter acesso visual dentro da loja. O fundo recebeu uma caixa em marcenaria branca totalmente adaptável aos produtos que estão ali expostos.
“O foco foi a valorização das peças de design assinado, em uma arquitetura minimalista, elegante e monocromática. Como o pé direito da loja é duplo, eu trouxe tecido para as paredes e também uma cor escura para o teto, buscando a sensação de aconchego. Foi desenvolvida também uma iluminação cênica em conjunto com a Simone Yared, para criar uma atmosfera marcante e que valorizasse ainda mais as peças expostas”, explica o arquiteto.
A regionalidade também se concentrou ao centro, em uma bancada de mármore Michelangelo na cor clara com veios marcados em escuro, que serve como suporte às luminárias de mesa.
“Hoje a Alma Light vive um momento novo, em que reunimos as mais importantes marcas de iluminação mundial, a partir de uma curadoria criteriosa. Curitiba tem um grande potencial de mercado consumidor de design. Nossos profissionais e clientes estão familiarizados com as novas tendências, são pessoas informadas, que viajam muito e que se espelham nos lançamentos internacionais”, adianta Simone Yared, light designer e proprietária da Alma Light.
“Para a Flos é importante poder contar com parceiros fortes, que investem na marca, grandes ‘embaixadores’, que trabalham o produto dentro dos critérios de qualidade estabelecidos. A Alma Light passa a ser nossa representante oficial em Curitiba, porque acreditamos na assertividade dessa parceria”, explica Maria Flávia Portes, gerente da Flos, no Brasil.