ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Le Magnifique: as construções mais impressionantes do mundo

As construções fazem parte do crescimento dos povos pelo mundo, já que possuem um papel importante para a urbanização das cidades. E não apenas isso: elas se tornam grandes referências da criatividade e da capacidade humana. Afinal, há construções que, mesmo após anos, continuam sendo um marco histórico. Veja algumas que são referências no mundo todo.

Sede Statoil | Oslo, Noruega

A construção tem forte relação com o parque em sua volta. Foto: Shutterstock.

Arquitetado pela a-lab, a estrutura do projeto é constituída por cinco módulos orientados de formas diferentes, com o objetivo de otimizar as condições de luz. A construção dá a impressão de movimento, característica que reflete o papel da empresa como inovadora e pioneira.

Habitat 67 | Montreal, Canadá

O complexo é a morada de 150 famílias. Foto: Reprodução.

Desenhado pelo arquiteto israelense Moshe Safdie, o Habitat 67 é um complexo de apartamentos residenciais construído com centenas de módulos de concreto. O prédio é habitado por cerca de 150 famílias.

Cybertecture Egg Building | Mumbai, Índia 

É possível medir a pressão arterial nos banheiros da construção. Foto: Reprodução.

Projetado pelo arquiteto James Law, o Cybertecture Egg se diferencia não só pelo seu formato como, também, pela capacidade de suportar placas de piso que não precisam de nenhuma coluna para sustentação. O prédio também é tão tecnológico que monitora a saúde dos funcionários que trabalham no local.

Aqua Tower | Chicago, EUA

A estrutura do prédio muda conforme o andar. Foto: Shutterstock.

A arquiteta Jeanne Gang foi a responsável por projetar o Aqua Tower. Com mais de 80 andares, o edifício possui curvas em suas varandas que remetem às ondas do mar. Para dar essa impressão,
a estrutura muda conforme o andar.

Aeroporto de Shenzhen | Shenzhen, China

O formato do aeroporto lembra um peixe Manta. Foto: Reprodução.

Projetado pelos arquitetos Massimiliano e Doriana Fuksas, o Aeroporto Internacional de Shenzhen foi construído em 2013. A ideia é que a construção evoque a imagem de uma arraia-manta, um peixe que respira e muda sua própria forma.

Museu do Amanhã | Rio de Janeiro, Brasil 

O formato do aeroporto lembra um peixe Manta. Foto: Shutterstock.

O arquiteto espanhol Santiago Calatrava é o responsável por projetar uma das construções mais memoráveis do Brasil, o Museu do Amanhã. A ideia é que a construção quase flutuasse sobre o mar, como um barco, pássaro ou planta.

Museu Guggenheim | Bilbao, Espanha

O museu é financiado pela Fundação Solomon R. Guggenheim. Foto: Shutterstock.

Projetado em 1997 por Gehry Partners, o Museu Guggenheim une, em uma construção, complexas formas curvilíneas e uma materialidade magnífica. Mesmo após quase 30 anos de sua construção, o museu continua a desafiar as conexões entre arte e arquitetura.

*Matéria originalmente publicada na edição #274 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário