ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Jardim de inverno: inspire-se para exaltar natureza dentro de casa

Árvores indoor, vasos, paredes vivas e plantas pendentes são sugestões para trazer um toque natural aos ambientes internos

Com a chegada do inverno, muitas plantas enfrentam dificuldade para se desenvolver. Como a maioria das espécies não sobrevive em climas frios, uma solução é criar um ambiente acoplado à casa, como uma varanda fechada, estufa ou um espaço integrado a um cômodo. Dessa forma é possível manter o verde e a beleza em casa, mesmo sob baixas temperaturas. Além de ser um hobby para muitas pessoas, manter um jardim interno bem-cuidado traz inúmeros benefícios.

LEIA TAMBÉM: Herchcovitch dá entrevista exclusiva sobre colaboração com a Tok&Stok

Vero Vittá em Londrina (Foto: divulgação)

Segundo a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Lorena Santos, há diversos motivos para ter plantas em casa. “Elas ajudam a relaxar, estimulam a criatividade e melhoram o ar do ambiente, já que são umidificadores naturais e, consequentemente, amenizam alergias, que são muito comuns durante o inverno”, destaca. Os jardins de inverno proporcionam um local relaxante para o lazer e contemplação, e também promovem um equilíbrio ambiental dentro de casa, criando um microclima ideal para os moradores. 

Fato é que os jardins de inverno voltaram à cena, e para manter o verde na decoração durante a estação mais fria do ano, a arquiteta reuniu algumas opções. Entre elas estão paredes verdes vivas nos apartamentos, jardineiras ou espaços envidraçados, como varandas, salas de inverno e até mesmo clarabóias.

Sala repleta de folhagens e espécies

A sala de estar ou familiar pode se transformar em um verdadeiro jardim de inverno. É importante investir em uma iluminação zenital para permitir a entrada abundante de luz. Caso não seja possível plantar diretamente no solo, é recomendável utilizar vasos de plantas e espalhá-los estrategicamente. Outra opção é utilizar as paredes, instalando suportes para vasos menores e outros objetos decorativos. Ainda é necessário equilibrar o estilo do ambiente e adquirir móveis que possam receber a luz solar constante.  “A criação de um jardim de inverno oferece um espaço de calma e relaxamento dentro da sua própria casa”, explica a arquiteta.

Evidence em Campinas (Foto: divulgação)

Jardim vertical

Os jardins verticais permanentes estão sendo cada vez mais utilizados na decoração de ambientes, pois oferecem a beleza das plantas naturais sem se preocupar com a manutenção e durabilidade. “Os jardins verticais podem ser projetados dentro de casa, em diversos ambientes e com os mais diferentes estilos de decoração”, explica Lorena. As plantas compridas e finas trazem textura, profundidade e tranquilidade ao espaço. 

Plantas suspensas

Usar vasos suspensos ou presos na parede é uma boa saída para manter o verde dentro de casa. Trazendo um aspecto aconchegante, sem perder a beleza e sofisticação, as plantas suspensas, em efeito cascata, são ideais quando se trata de decoração com toque delicado. “Além da beleza, esse tipo de planta traz textura e leveza para áreas internas e externas. Elas são fáceis de encontrar e dão destaque para o ambiente”, comenta a arquiteta. A proposta aqui é optar por folhagens de diferentes tons de verde, formatos, texturas e volume para compor uma atmosfera de oásis.

Aura em Campinas (Foto: divulgação)

Árvores dentro de casa

Para valorizar o pé direito alto de alguns imóveis e proporcionar um design de interior marcante, a árvore indoor requer alguns cuidados prévios como analisar seu tamanho, profundidade das raízes e necessidade de luz e água. “Caso o ambiente comporte uma árvore plantada, o ideal são as árvores, como árvore da felicidade; oliveira, figueira-lira; laranjeira; e estrelicia. Caso não seja possível, a sugestão é manter a espécie em um vaso grande”, explica Lorena. 

Se optar por uma árvore plantada, cabe destacar a necessidade de impermeabilizar o piso e criar bordas em torno do canteiro, que será preenchido com substrato. 

O que plantar durante o inverno?

As espécies que se adaptam melhor ao frio são aquelas de clima menos tropical, geralmente não nativas. Por essa razão, é importante lembrar de regar as plantas e se preparar para um período de “dormência”, já que não é comum ver plantas brotando durante o frio. Algumas dicas de plantas para decoração durante a estação são: alecrim, azaléia-pink, babosa, hortênsia, jasmim dos poetas, lavanda, moréia branca e melaleuca.

Endeavour em Curitiba (Foto: divulgação)

Como e onde montar um jardim de inverno? 

Os jardins de inverno costumam ser parcialmente fechados nas laterais e apresentam abertura no teto. “A principal orientação é aproveitar espaços que costumam receber luz natural, como varandas ou sacadas fechadas com vidro, pois fornecem claridade suficiente para o desenvolvimento das plantas. Essas são ótimas opções para otimizar o espaço do seu apartamento. Também é possível construir o projeto sob o vão de uma escada, hall de entrada particular ou sala de estar”, explica. 

Além de selecionar as plantas, é importante decorar o ambiente. Materiais como bambu, rochas, tijolo, madeira de demolição, cerâmica, ladrilhos ou porcelanato são excelentes opções de revestimentos para pisos e paredes do jardim, arrematando o projeto com um toque de sofisticação e charme. 

Cuidados one-on-one para o seu jardim de inverno

Atente-se para as necessidades específicas de cada espécie de planta;

Garanta luminosidade para as plantas;

Certifique-se que as plantas terão ventilação adequada, protegendo-as das correntes de ar;

Cuide dos períodos de rega de cada espécie;

As folhagens requerem limpeza frequente; 

Faça a poda das plantas regularmente;

Uma dica facilitadora são os equipamentos de irrigação automática;

A adubação e fertilização são etapas importantes para a saúde das plantas.

Deixe um comentário