ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Growing market: empreendimentos de alto e médio padrão registram aumento de vendas em 2023

Lançamentos assertivos e com diferentes atributos agregados impulsionam a compra; aumento de mais de 22% é registrado no segmento MAP

O segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) tem se destacado quando o assunto é mercado imobiliário. De acordo com o indicador ABRAINC-FIPE – do qual participaram 20 empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o segmento demonstrou força nas vendas com aumento de 22,8% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022.

LEIA TAMBÉM: ALMÁA Cabral ganha apartamento decorado

Em Curitiba, a Construtora Equilíbrio tem sentido esse impacto positivo. O Sangiovese, lançamento da empresa em julho, teve 20% das unidades comercializadas mesmo antes do apartamento decorado ficar pronto na central de vendas. Após dois meses de comercialização os apartamentos, ainda na planta, já estão 40% vendidos. “É um segmento que traz muitos atributos agregados aos imóveis.

No caso do Sangiovese, por exemplo, além de todo o investimento feito para seguir o alto padrão do empreendimento, ele está localizado em uma área totalmente estratégica e que é desejo de inúmeras famílias. Terrenos assim são escassos, por isso são valorizados e os lançamentos imobiliários se destacam”, explica a gerente de incorporação da Construtora Equilíbrio, Anna Paula Araujo.

(Foto: divulgação)

Localizado no Alto da Glória, o empreendimento está ao lado do bairro avaliado com os valores de aluguéis mais altos de Curitiba, o Centro Cívico. Segundo pesquisa do Quinto Andar e do Imovelweb, divulgada em agosto de 2023, a região se destaca levando em conta o valor do metro quadrado que é de R$ 55,40/m².

“A infraestrutura do bairro é decisiva para essa valorização. O dado corrobora que não só a compra para uso pessoal vale a pena, como também para investimento. O Alto da Glória está ao lado do Centro Cívico, é possível fazer tudo a pé, mas não perde a característica de uma região tranquila, arborizada, cheia de charme e com inúmeras atrações de lazer. Essas são as prioridades atuais do perfil de compradores de médio e alto padrão e que foram mapeadas por nós”, diz Anna Paula Araujo.

Ainda de acordo com a gerente de incorporação, a compra por imóveis na planta de médio e alto padrão tem o custo-benefício em segundo plano. “É um público que considera investir nas melhores unidades e quer escolher de forma estratégica a melhor posição do apartamento”, complementa.

Em Curitiba, o aumento das vendas de apartamentos novos em 2022 foi de 15%, revelou a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), em parceria com a consultoria Brain Inteligência Estratégica. A capital paranaense se destaca em rankings de tecnologia, inovação e infraestrutura e por isso segue nos holofotes quando o assunto é moradia e qualidade de vida, como é o caso do The Roundup, que lista as 21 cidades mais ecológicas do mundo. Atualmente 330 mil árvores fazem parte da paisagem das ruas, calçadas e calçadões do município.

Os imóveis novos comercializados no país também registraram alta de 9,8% no primeiro semestre deste ano e a valorização média atingiu 17,43% – dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

Sustentabilidade humana: Primeiro empreendimento de Curitiba com o selo “Ser e Morar” de Augusto Cury
O Sangiovese Residencial é o primeiro empreendimento de Curitiba a receber o selo “Ser e Morar”, certificado pelo programa “Mentes Saudáveis, Lares Felizes”, de autoria do psiquiatra, professor e escritor brasileiro, Augusto Cury, e curadoria do futurologista do morar e autor mais lido do mercado imobiliário, Marcus Araujo.

Deixe um comentário