Espaços de autocuidado ganham destaque em empreendimentos de alto padrão
A pesquisa global de sentimento do consumidor, realizada pela WWF em 2022, apontou que 91% dos brasileiros estão focados em preservar e/ou melhorar sua saúde e bem-estar. A tendência realtor wellness alia praticidade, serviços, conveniência e soluções inteligentes para aprimorar a qualidade de vida dos moradores. Com alto potencial de valorização, esses projetos residenciais incorporam conforto, qualidade de vida, segurança e bem-estar.
LEIA TAMBÉM: Luxo na arquitetura: mais que beleza, uma experiência
Com a rotina cada vez mais frenética e caótica, os trabalhadores têm enfrentado níveis crescentes de estresse. É o que aponta o levantamento People At Work 2023: A Global Workforce View, realizado pelo ADP Research Institute, instituição especializada no mercado de trabalho e em pesquisas sobre a performance de colaboradores.
Divulgado no ano passado, o estudo revela que, no Brasil, mais de 67% dos trabalhadores sentem que o estresse afeta seu trabalho, e 31% relatam que sua saúde mental impacta diretamente o desempenho profissional. Em âmbito global, 65% das pessoas consideram que o principal fator negativo no trabalho é o estresse.
Para contornar a situação, o autocuidado é essencial. Saunas secas, spas, prática de exercícios, academias completas e espaços gourmet se tornaram diferenciais na hora de escolher um imóvel. De acordo com a Worth Global Style Network (WGSN), a tendência para 2025 é que o autocuidado atinja um novo patamar, chamado preguiça terapêutica. O conceito se baseia em um refúgio sem culpa, geralmente na própria cama, permitindo períodos intencionalmente improdutivos e relaxantes.
A crescente busca por condomínios com serviços, facilidades e atrativos para os moradores é corroborada por um estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que revela que 62% dos interessados em imóveis de alto padrão consideram áreas de lazer um dos principais diferenciais na escolha do novo lar.
A gerente de produto da GT Building, Renata Lafraia, relata que condomínios de alto padrão oferecem oportunidades para quem deseja aproveitar os benefícios do autocuidado sem sair de casa, unindo a preguiça terapêutica a espaços como saunas e SPAs.
“No empreendimento Lange, os condôminos contam com o ‘Espaço Beauty’, um salão privativo que pode ser reservado para atender cabeleireiros, maquiadores ou para se preparar em um ambiente exclusivo, elegante e confortável, sem precisar se deslocar”, afirma.
Autocuidado em destaque
Com diversos espaços dedicados ao lazer, ao relaxamento e a momentos de tranquilidade, os empreendimentos da GT Building se destacam no universo do autocuidado. Das áreas externas com pomares, fireplaces, espelhos d’água, espaços para meditação, piscinas e pool bar, até áreas internas que incluem salas de massagem e descompressão, saunas, club rooms, party rooms, o espaço beauty e muito mais, a incorporadora reafirma seu compromisso em oferecer o que há de melhor em bem-estar aos moradores.
Entre os destaques, para aqueles que preferem o silêncio e a contemplação, está o Espaço Zen, do empreendimento Temple Batel. Ideal para relaxar e equilibrar corpo e mente, a área conta com uma delicada paisagem composta por uma fonte de água, tatames e áreas verdes, ressaltando a serenidade em meio à natureza. Para quem busca cuidados com a pele e o corpo, a sauna seca e a sala de massagem do Lange são excelentes opções.
“Projetamos os espaços com equipamentos de um SPA ou salão: cadeiras, estações de beleza bem iluminadas com espelhos, secadores de cabelo, lavatórios, cadeiras de manicure. Cada empreendimento possui uma arquitetura e design único, que impactam fisiologicamente os moradores”, detalha Renata.
Ainda no Lange, o bar molhado, ou pool bar, combina o melhor de dois mundos: uma piscina com bar integrado, proporcionando relaxamento e diversão.
Já para os leitores ou trabalhadores remotos que procuram um ambiente onde o silêncio é primordial, o espaço de coworking do empreendimento Turin é uma escolha acertada. Silencioso, bem equipado e aconchegante, ele funciona como refúgio ideal para leitura, realização de reuniões e trabalho.
O empreendimento também oferece a Club Room, um espaço voltado para o entretenimento casual, com mesa de jogos, ambiente para assistir filmes e um bar, perfeito para reunir os amigos de forma descontraída. Para ocasiões mais sofisticadas, a Party Room foi projetada para festas e celebrações com requinte e sofisticação .
Apreciadores de alta gastronomia têm à disposição um espaço exclusivo para receber amigos e familiares nos Gourmet e Bistrô lounges. Com design premium e infraestrutura moderna, esses espaços oferecem o ambiente perfeito para eventos privados.
Os incentivos ao bem-estar e ao autocuidado são mais que necessários no Brasil. Uma pesquisa realizada pela Datafolha, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde (ACESSA) e divulgada em setembro do ano passado, revelou que 97% dos brasileiros desejam incentivos ao autocuidado.
“Promover o bem-estar por meio de espaços e ambientes que proporcionem leveza, paz, tranquilidade, relaxamento e diversão, seja reunindo amigos e familiares ou aproveitando a serenidade da natureza, ajuda a minimizar o impacto do estresse cotidiano, especialmente nos grandes centros urbanos. O autocuidado é essencial para garantir uma boa qualidade de vida”, finaliza a gerente de produtos da GT Building.