ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Espaços corporativos com personalidade, sofisticação e bem-estar

Os móveis planejados da Simonetto Jardim das Américas aliam funcionalidade e estética em salas corporativas

A relação do design dos ambientes construídos com a vida humana é estudada por disciplinas como a neuroarquitetura. Com os avanços da ciência e da tecnologia, é possível mensurar como formas, cores e texturas influenciam nas percepções humanas. O comportamento das ondas cerebrais demonstra que cada detalhe contido nos espaços físicos importa.

Do arquitetônico aos interiores, é fato que as escolhas dos projetos impactam a experiência de quem transita por eles. Nesse cenário, os ambientes corporativos demandam uma atenção especial ao serem projetados, uma vez que o trabalho se tornou uma extensão da casa. Dependendo de como esses locais são estruturados, podem tornar a rotina mais agradável.

LEIA TAMBÉM: O mobiliário brasileiro cresce no palco da ICFF durante o Festival de Design de Nova York

“Tudo precisa ser muito bem pensado para promover o bem-estar e, consequentemente, aumentar a produtividade dos profissionais”, é o que enfatiza Luciano Nogueira, sócio-proprietário da Simonetto Jardim das Américas. A loja de móveis planejados, localizada em Curitiba, já desenvolveu mais de 11 mil projetos pelo Paraná, grande parte deles para o universo corporativo.

Os painéis ripados são excelentes soluções para quem deseja ambientes atemporais. (Foto: Patrícia Amancio)

O empresário explica que espaços bem projetados são aqueles que contam com móveis preparados para atender às demandas dos usuários, de acordo com as atividades que serão exercidas. Por exemplo, se um profissional permanece sentado por muitas horas, precisa contar com uma estação de trabalho ergonômica, confortável, organizada e otimizada.

Michel Neves, sócio de Nogueira na Simonetto Jardim das Américas, afirma que móveis planejados para locais de trabalho vão além de facilitar a arrumação de objetos. “Ao desenvolver nossos projetos, não nos baseamos apenas em parâmetros técnicos de legislação, como ergonomia, mas, também, em índices subjetivos, como emoção. Queremos que as pessoas vivam mais felizes no seu dia a dia a partir das soluções que oferecemos”, diz o gestor.

Os móveis planejados também podem revestir os tetos. (Foto: Patrícia Amancio)

Feitos para atender às necessidades e desejos de cada pessoa, os móveis planejados aliam funcionalidade e estética. Nogueira cita as principais vantagens do investimento: “otimizam o espaço, valorizam o imóvel, contêm um excelente custo benefício e, ainda, oferecem uma oportunidade única de personalização ao projeto”, cita.

Ao optar pelos planejados, é possível escolher as formas, cores e texturas dos móveis. Neste projeto, idealizado para o Grupo RIC, a Simonetto Jardim das Américas priorizou uma paleta cromática que se adapta à usabilidade de cada ambiente. As salas de reuniões recebem tons sóbrios que expressam elegância e formalidade. Já as salas de trabalho contam com tons neutros, que mantêm a sobriedade, ao mesmo tempo em que inspiram criatividade.

Com os móveis planejados, poucos elementos são necessários para garantir a beleza de um espaço. (Foto: Patrícia Amancio)

A qualidade do material aplicado na fabricação dos móveis planejados, usualmente, é superior em relação ao mobiliário produzido em larga escala. Isso acontece tanto no MDF (composto de fi bras de madeira prensadas em altas temperaturas com resinas) e no MDP (produzido com três camadas de madeira em partículas) quanto nos demais acessórios e acabamentos.

Com a atemporalidade, os espaços do Grupo RIC recebem diferentes combinações de padrões. Os famosos tons fendi, que vão do bege-claro ao cinza-escuro, criam a base do projeto. Os renomados amadeirados, como Louro Freijó, Pau Ferro e Noce Naturale, trazem naturalidade e aconchego para as salas. Para arrematar, MDFs nos clássicos preto e branco conferem um toque de contemporaneidade aos ambientes.

Os móveis planejados também podem compor com o mobiliário solto. (Foto: Patrícia Amancio)

Os planejados são capazes de transformar os lugares, tornando-os mais funcionais, charmosos e harmônicos. “Essa padronização dos móveis faz toda a diferença nos projetos, sejam eles comerciais ou residenciais. Deixam os cômodos menos poluídos visualmente e mais valorizados esteticamente”, finaliza Neves.

Este conteúdo é um PROMOTOP
Os conteúdos assim indicados são materiais publicitários
em formato nativo. A responsabilidade sobre as informações
é do escritor e não expressa necessariamente a opinião da TOPVIEW

*Matéria originalmente publicada na edição #289 da TOPVIEW.

Deixe um comentário