ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Engevita assina obra do Refúgio DECA, espaço destaque da edição Paraná da CASACOR 2024

Reconhecida pela excelência de sua atuação, a construtora participa da mostra com a execução rigorosa do projeto, empregando soluções construtivas semelhantes às adotadas em obras definitivas

A Engevita, construtora especializada em obras residenciais e corporativas com mais de 25 anos de história, levou toda a sua excelência e inovação para a edição Paraná da CASACOR 2024, o maior evento de arquitetura e decoração da América Latina. A empresa executou a obra do espaço Refúgico Deca, cujo projeto arquitetônico tem a assinatura da Arquitetare, escritório de propriedade da arquiteta Elaine Zanon e da designer de interiores Claudia Machado. 

Neste ano, a CASACOR Paraná comemora seu 30º aniversário e volta a acontecer em uma residência familiar, datada dos anos 1980. “De volta a uma casa, no coração do Batel” é o mote que norteia os preparativos e celebra o sucesso de três décadas da mostra, que está aberta ao público até o dia 28 de julho de 2024.

LEIA TAMBÉM: Elegância natural: Travertino NPK é o destaque no Refúgio Deca da CASACOR Paraná

Refúgio Deca (Foto: divulgação)
Refúgio Deca (Foto: divulgação)

O Refúgio Deca

Uma obra peculiar, que funciona como um protótipo realista de uma grande construção, com quase 100m² de área. Este é o espaço criado para a empresa líder no mercado brasileiro de louças e metais para a casa, cuja proposta é atuar como um convite à pausa e à presença, promovendo reconexão com a natureza, tranquilidade, autoconhecimento e profunda imersão na experiência. Produtos Deca estarão em exposição.

Apesar de suas dimensões reduzidas, as complexidades envolvidas foram equiparadas às de projetos de maior porte, uma vez que foram empregadas soluções construtivas semelhantes àquelas adotadas em obras definitivas. “Este é um projeto que, como todas as obras executadas pela nossa equipe, representa o compromisso contínuo com a perfeição e a fidelidade ao projeto arquitetônico”, comenta o engenheiro civil Lincoln Fedato, fundador da Engevita. Para ele, o desafio permanente de atender expectativas elevadas de qualidade dos clientes – neste projeto a Deca –, foi mais uma vez superado com sucesso.

Refúgio Deca (Foto: divulgação)
Refúgio Deca (Foto: divulgação)

Um dos maiores desafios enfrentados, segundo Fedato, foi o prazo de execução da obra. Toda a construção foi iniciada do zero e concluída em menos de 60 dias, o que exigiu um planejamento e gerenciamento intensivos do corpo técnico e executivo da empresa. A solução construtiva adotada incluiu uma estrutura metálica, paredes executadas com Light Steel Frame, grandes painéis e cobertura de vidro. Esses elementos não apenas garantiram um resultado estético excepcional, mas também permitiram a conclusão do projeto dentro do prazo estipulado.

A colaboração com a Arquitetare

Um ponto marcante no sucesso da obra foi a qualidade dos projetos desenvolvidos pela Arquitetare. “Seus projetos são tecnicamente superiores e abrangentes, incluindo detalhamentos, memoriais e projetos de interiores, acompanhados de imagens e vídeos ilustrativos. Ou seja, contemplam um escopo mais abrangente do que o usual. Além disso, a Arquitetare oferece um serviço complementar de acompanhamento da execução dos interiores, o que foi essencial para o resultado que conquistamos”, analisa o engenheiro.

Soluções sustentáveis

Entre as soluções inovadoras e sustentáveis empregadas na obra, destacam-se o sistema construtivo Light Steel Frame, cujo método de construção a seco, amplamente utilizado na América do Norte, permite maior velocidade de execução e menor geração de resíduos, sendo mais ambientalmente sustentável; a aplicação de vidros de alto desempenho e tela retrátil de sombreamento, que reduzem a transmissão de calor para o interior da edificação, diminuindo assim o consumo de energia na climatização; e um sistema audiovisual de última geração, com equipamentos modernos que complementam a funcionalidade e a experiência do espaço.

Refúgio Deca (Foto: divulgação)
Refúgio Deca (Foto: divulgação)

A qualidade e o impacto estético do Refúgio Deca chamaram a atenção antes mesmo da inauguração da CASACOR. “A percepção do resultado da obra pode ser traduzida em um comentário que foi repetido por alguns profissionais envolvidos na construção, que afirmaram que gostariam de, ao final da mostra, transportar a edificação inteira para algum lugar definitivo. O resultado foi tão interessante que gostaríamos que as pessoas pudessem desfrutar dessa obra por muito mais tempo”, finaliza Fedato, ressaltando o quanto o resultado da obra reforça o compromisso da Engevita com a excelência.

Deixe um comentário