Coleção Guaíba, de Giorgio Bonaguro, estreia na SP-Arte
Mesa de jantar, banco, cadeira, mesa de centro, banquinhos e aparador. A coleção Guaíba, assinada pelo designer italiano Giorgio Bonaguro em sua participação de estreia na SP-Arte, evento que acontece de 03 a 07 de abril no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, destaca matérias-primas do sul do Brasil e técnicas artesanais na materialização de peças de edição limitada, construídas a partir de fragmentos de mármore e recuperação de raízes.
LEIA TAMBÉM: SP-Arte acontece entre 3 e 7 de abril como marco na cena cultural brasileira
Em parceria com a Michelangelo Mármores do Brasil, Granitos.com, Oficina Timbro e ProMarmo, Bonaguro, reconhecido pela arquitetura moderna e contemporânea, buscou inspiração em uma das obras mais icônicas do mestre português Álvaro Siza, no Brasil, a Fundação Iberê Camargo, localizada em Porto Alegre, às margens do Rio Guaíba, para assinar uma coleção dinâmica e de formas sinuosas.
Os diferentes elementos da coleção se caracterizam por tampos com formas arredondadas que lembras as janelas da fundação, enquanto os pés têm a forma de grandes paredes curvas que se sobrepõem. As peças de madeira são feitas à mão com a antiga técnica do finger-joint, enquanto os elementos de pedra são usinados e acabados à mão. A parte de mármore, por sua vez, foi produzida a partir da mesma técnica com o reaproveitamento do corte das chapas de pedra natural, provenientes da jazida de mármore branco da Michelangelo, localizada no município de Cerro Azul.
A parceria com a Michelangelo Mármores do Brasil acontece após o sucesso das exposições Frio (DW! 2018), onde Bonaguro apresentou uma coleção de móveis inspirada no trabalho de Lina Bo Bardi, e, da exposição Marble Stories (2019), de luminárias escultóricas, que a empresa paranaense realizou em conjunto com designers ítalo-brasileiros para a Semana de Design de Milão.
Serviço
Quando: 04 e 05 abril, das 13h às 20h e 06 a 07 abril, das 11h às19h;
Onde: Fundação Bienal do Parque Ibirapuera (Stand D-S08)
Ingressos: R$ 80 inteira / R$ 40 meia-entrada.