Coisa de cinema: Mostra Artefacto Curitiba 2018 apresenta 20 espaços baseados em filmes que amamos (!!!)
A Mostra Artefacto 2018 chega a Curitiba nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, e nós já estamos contando as horas! Com o tema Decor + Cinema, o evento promete – mais uma vez – atrair os olhares de quem consome e aprecia design, qualidade e novidades. Serão 20 espaços assinados por 28 profissionais, além do showroom, assinado por Patricia Anastassiadis, diretora criativa da marca, com lançamentos inéditos e mobiliário exclusivo para a Mostra.
A inspiração para a criação dos ambientes veio da magia e do entretenimento de grandes obras cinematográficas, como “Como água para Chocolate”, “Invasão de Privacidade”, “Sex and The City”, “Bonequinha de Luxo”, “Sonhos (Akira Kurosawa)”, “Coco antes de Chanel”, “O Diabo Veste Prada”, “Lawrence da Arábia”, “Sob o Sol da Toscana”, “Grace de Mônaco”, “Coco antes de Chanel”, “Casablanca”, “Comer, Rezar, Amar”, “Sete dias com Marilyn”, “007 – Operação Skyfall”, “O Carteiro e o Poeta”, “Missão Impossível: Protocolo Fantasma”, “Vicky Cristina Barcelona”, “The Post” e”Meia Noite em Paris”, além do diretor Wes Anderson.
Conheça abaixo os espaços criados para a Mostra Artefacto 2018, além dos móveis da Artefacto em destaque em cada um deles:
Ana Letícia Virmond – Lawrence da Arábia
A arquiteta procurou trazer todas as cores e sensações do deserto, buscou materiais, texturas e tonalidades. Com sutileza e bom gosto, conseguiu transportar para os dias de hoje um ambiente que remete a um passado próximo, mas com traços modernos, retrato da atualidade. O contraste do brilho e veios absurdamente fantásticos do mármore branco Paraná e a opacidade da madeira do revestimento das paredes e teto, transformam o living em uma tenda contemporânea, com grande riqueza de texturas e acabamentos transmitindo ao visitante uma experiência de extrema sensação de bem estar e boas energias. Do mobiliário, destaca-se o sofá Renzo, pela sua linha contemporânea, e as mesas Acrylique, que tem elegância e leveza do cristal e estrutura com acabamento em aço inox na tonalidade gold.
André Bertoluci – Wes Anderson
O genial Wes Anderson, conhecido pelos filmes coloridos e detalhados, e uma fotografia sempre impecável, foi a escolha de André Bertoluci para um living simétrico que prova que equilíbrio pode ser uma técnica visual altamente eficiente. Emoldurado por painéis de madeira e mármore branco, o espaço está recheado por um mobiliário contemporâneo, cuidadosamente centralizado e cheio de charme. As cores sólidas em escalas de cinza, preto e ameixa contrastam com obras de arte. Destaque para o quadro “Portrait de Basquiat”, do genial Bernard Pras, a cabeceira Piet, o criado Constantin e poltrona Giorgio.
Angela Chinasso e Andrea Santos – Sob o Sol da Toscana
Tudo na área externa projetada pelas profissionais foi criado para aflorar os sentidos. Seja nas espécies coloridas e aromáticas reunidas em um “piccolo giardino” sob a pérgola para eternizar as emoções, ou no celadon que, além de dar o tom do ambiente e mobiliário, remete às janelas e portas da Toscana e ao verde das folhas de lavandas e oliveiras. Um espaço para contemplar e relaxar. Para saudar o Sol e refletir sobre as nossas verdadeiras necessidades e anseios. Do mobiliário, destaca-se as casuais e elegantes mesas Berriz, as poltronas Castalla e Petrer e o lindo sofá Aisa, com tramas que mais parecem uma cestaria de vime e módulos componíveis que se estendem para as laterais.
Anna Letycia Loyola – Bonequinha de Luxo
Sonhando em ter uma vida de luxo e riqueza, o ícone Audrey Hepburn vive Holly, uma mulher elegante, excêntrica e divertida. No espaço assinado por Anna Letycia Loyola, a personagem chegou exatamente onde queria. Cheio de referências de arte em todas as paredes, o loft conta com tecidos nobres e mobiliário com estilo marcante. “Esse ambiente define Holly como uma mulher que conseguiu atingir o sucesso independentemente de ter se casado. Ela conseguiu por si própria”, conta Anna Letycia, que aproximou a personagem das mulheres atuais e suas realidades para atingir sonhos. A cadeira Mies, com recorte elegante e formas retas, e o banco Hara, feito em aço carbono e assento em fira de buriti são os destaques do mobiliário.
Caroline Andrusko – Grace de Mônaco
Caroline Andrusko criou um loft clássico, refinado e muito harmônico a partir da beleza e da “realeza” da princesa Grace de Mônace. A personalidade de Grace Kelly está impressa na naturalidade dos materiais e em cada detalhe do luxo, sem perder a leveza. Um exemplo é a releitura de jóias utilizadas no filme em pontos específicos, como o pendente utilizado, e o desenho geométrico dos painéis muxarabis. Os destaques do mobiliário são a mesa Halston, qiue combina mármore e metal, e traz sofisticação aos ambientes, e o criado Ray e a poltrona Phili.
Cymara e Camila Ebrahim Largura e Jacy Ebrahim – Coco antes de Chanel
Nesse living onde Coco Chanel receberia amigos íntimos, tudo tem ligação com o universo fashion e as características que fizeram da estilista uma grife. Seja na escolha de tecidos que lembram os famosos taillers, na palha austríaca que forrava as cadeiras dos desfiles com convites disputadíssimos pela sociedade nos anos 50 ou no lustre de rocha vulcânica que está no hotel Ritz em Paris, onde Coco residiu por muitos anos, esse espaço é uma enorme referência ao que Chanel representa. A boiserie e o pórtico de entrada do espaço aparecem como elementos neoclássicos, assim como a prataria e o mobiliário curvilíneo.O sofá Coquille e o banco Maxim, que remetem aos tecidos usados pela estilista no emblemático casaquinho tweed da Chanel.
Daniele Viesser Valente – Invasão de Privacidade
Nesse espaço, tudo remete ao poder: o uso do mármore nas paredes e mesas de centro, o couro e a camurça, os tons de chumbo e verde. “Acredito que o poder, tão bem mostrado no filme, é uma atitude”, afirma Daniele Viesser Valente, que fez um ambiente contemporâneo e minimalista. Como boa parte do enredo acontece no interior de uma casa, o living traz a madeira como elemento chave, contrapondo com o mármore branco da lareira. São três ambientes distintos: estar, jantar e home office. Destaque para as prateleiras retro iluminadas em laca metalizada e para a parede ripada cinza, que acomoda todo o sofá em um desenho exclusivo. Na área do jantar, as cadeiras Flicker dão o conforto e assinatura para a mesa. Do mobiliário, destaca-se a chaise long Plein e as poltronas Liberty.
Elaine Zanon e Claudia Machado – Casablanca
Vivido na cidade marroquina de Casablanca, o filme foi estudado a fundo pelas arquitetas Elaine Zanon e Claudia Machado, que trouxeram o mistério e o impacto para o loft. Já na entrada do espaço, o painel em aço inox dourado, com partes da estrutura cortada a laser e pintura e acabamento manual, traduz uma atmosfera dramática e com apelo visual. Esse mesmo acabamento aparece em detalhes do mobiliário e luminárias. A base em mármore branco, bege e cinza, cheio de veios é combinada com tons mais fechados de camurça no papel de parede e tecidos da roupa de cama. Tudo para tornar o ambiente misterioso. A imponente cabeceira Piet, uma obra de design, a estante Tournai, a mesa de centro Mai, e a cadeira Silhouette são destaques do mobiliário.
Eliza Schuchovski – Comer, Rezar, Amar
Em busca de cura e equilíbrio, a personagem do filme Comer, Rezar, Amar foi o ponto de partida para a arquiteta Eliza Schuchovski criar um espaço que retrata a identidade e leveza, traz as cores que caracterizam o gosto pela vida, as artes que representam a espiritualidade e a natureza simbolizando o amor. As cores verde, conhaque e alguns tons de cinza predominam na composição. A fibra e madeira natural trazem o aspecto natural, e estruturas em aço dourado, estão entre os materiais de destaque para elementos da arquitetura. A arquiteta trouxe desenhos exclusivos para um painel metalizado iluminado e um tapete com formato inusitado. Elementos paramétricos estão presentes e prometem ser tendência para o futuro. Pontos para o sofá Lian, mesas componíveis Trevi, poltrona Greek, cama Brasília, poltrona Library, cadeira Evelin, mesa Moon, poltrona Rigel, e chaise Phili.
Gisele Busmayer e Carolina Reis – Sete Dias com Marylin
Intensa e glamourosa, a superstar Marilyn Monroe permanece até hoje no imaginário de muitos cinéfilos. Mas é na fragilidade da atriz que Gisele Busmayer e Carolina Reis se inspiraram. O quarto com home office e sala de TV tem uma paleta de cores no cobre, rosa e menta. “As formas orgânicas do mobiliário representam essa personalidade versus fragilidade da nossa personagem. A ideia é que o projeto seja reconhecido como um quarto feminino e realmente relacionado com o filme”, contam as profissionais. A cama na cor azul representa a serenidade que Marilyn tanto procurava e nunca conseguiu. A delicadeza e a sensibilidade, que muitos não conheciam, estão impressas nas telas, e a sensualidade aparece no sofá curvilíneo. A cama Nouveau no tom Blue Ice dá um ar fresco ao ambiente e é um dos destaques, assim como o sofá Illi, com suas curvas femininas, a poltrona Julliete e a mesa componível Bayer.
Jacqueline Zeni e Bianca Yumi – 007 – Operação Skyfall
Living marcante, imponente e com referências cosmopolitas. A estética masculina flerta com acabamentos e formas sensuais como o veludo, o couro e os metalizados. Todos os revestimentos e cores foram pensados para enfatizar o ar de mistério, a masculinidade e a força do personagem. As paredes recobertas por painéis amadeirados em tom escuro enobrecem e dão o ar imponente ao ambiente que, combinado com o mármore cinza com rajados brancos e acabamento escovado reforça a ideia de brutalidade. O espelho fumê valoriza os demais materiais e traz amplitude. A instalação que paira sobre o ambiente – uma malha metalizada que produz sombras, sem formas definidas – foi escolhida para evidenciar a atmosfera misteriosa que envolve e confunde o observador. Destacam-se os sofás Memory, as poltronas Library, as mesas de centro Pandia. O bar, com tampo em cristal apoiado no cavalete dourado Tower, é mais uma referência ao personagem, um apreciador de bons drinks.
Jayme Bernardo e Glei Tomazi – O Carteiro e o Poeta
Sensível e com uma fotografia de tirar o fôlego, o “Il Postino” (título original do filme O Carteiro e o Poeta), retrata paisagens deslumbrantes do sul da Itália. As cores, as texturas dos materiais e a cultura local foram os pontos de partida para projetar um living confortável, moderno e com muita personalidade. Seguindo esse tema, Jayme Bernardo e Glei Tomazi escolheram acabamentos claros, quase brancos, junto com uma decoração sóbria e uma seleção caprichada de objetos que completam o conceito. Um grande diferencial para este espaço é a integração com o paisagismo. “São três faces envidraçadas, abertas para o jardim. Fizemos, então, um painel com prateleiras para criar o efeito de pano de fundo e acomodar os objetos”, contam os profissionais. Um dos destaques é o sofá Maddox, que possibilita uma composição criativa com seus diversos módulos disponíveis, perfeitos para um amplo living.
Javier Godino – Sonhos (Akira Kurosawa)
Uma recente viagem ao Japão despertou em Javier Godino um novo olhar, admiração e curiosidade por uma cultura que ele considera única e muito rica. Por isso, a escolha por Sonhos, filme icônico de Akira Kurosawa, acabou se tornando um caminho natural. “São oito pequenas histórias, que trazem muito da cultura japonesa e suas peculiaridades. Eles respeitam as tradições e o passado e são, ao mesmo tempo, atuais e futuristas”, conta o arquiteto, que criou um espaço com atmosfera sensorial numa fusão de elementos que homenageia o que o Japão sabe fazer de melhor: despertar sentimentos. Num espaço minimalista, Godino consegue surpreender no uso de cores e elementos que causam grande impacto visual. O sofá Milano, confortável e espaçoso, a mesa lateral Ginza, o banco Pure e a inusitada instalação de molduras Boyer são destaques do mobiliário.
Jocymara Nicolau e Andrea Posonski – Missão Impossível: Protocolo Fantasma
A modernidade do Hotel Armani, em Dubai, uma das locações do filme Missão Impossível: Protocolo Fantasma é a marca da proposta de Jocymara Nicolau e Andrea Posonski para este loft. A inspiração foi produzir um ambiente clean, em tons de cinza, fendi e branco, onde a ideia do cheio e vazio aparece em alguns pontos, provocado por uma transparência e ilusão de ótica. “Queríamos uma arquitetura minimalista”, contam as profissionais, que optaram pelo teto único em madeira, uma grande estante trabalhada que percorre o fundo do ambiente e une todos os espaços dentro da proposta do vazio e preenchido. Destaques do mobiliário Artefacto: a mesa de jantar Lake, acompanhada das cadeiras Fischer. A estante Esther, o sofá Etoy e a poltrona outdoor Canyelles.
Juliana Meda – Como água para Chocolate
Paixão e intensidade. Características profissionais e presentes no filme escolhido pela arquiteta Juliana Meda para uma área gourmet de tirar o fôlego. Em Como água para Chocolate, o poder da comida na hora de revelar sentimentos é traduzido de forma brilhante, numa clara demonstração do que as reuniões em volta da mesa significam. “É na mesa de refeições que somos amados, ou odiados (risos). É onde conversamos, trocamos amor, falamos da vida, nos relacionamos. Fazia todo sentido colocar minha intensa paixão pela arquitetura expressa numa área onde as pessoas serão recebidas para conviver e se divertir”, conta a arquiteta. E é no meio dessa poderosa química dos alimentos e seus ingredientes, que entra um mobiliário confortável e muito sensorial. Já na entrada, o living dá a sensação de amplitude, recurso conquistado por meio da generosa iluminação natural. O grande jardim, com estrutura de vidro, acomoda uma área gourmet integrada com a adega e o espaço de café. O mobiliário confortável, suave ao toque e lindo para os olhos tem a intenção de despertar lembranças e sentimentos. Destaques do mobiliário Artefacto: As poltronas Qoph, presentes na adega. A chaise long Bellaggio e os módulos Molise, super confortáveis e convidativos.
Margit Soares – O Diabo Veste Prada
Um escritório poderoso, cheio de personalidade e bom gosto. Para Margit Soares, certamente esse seria o local de trabalho de Miranda Priestly, personagem de Meryl Streep no filme O Diabo Veste Prada. Em seu projeto, Margit deu nova cara ao espaço, numa releitura contemporânea, com muitas obras de arte e mobiliário cheio de design. Na paleta de cores, os super elegantes cinza e blush. A chaise long Indiana, com design impecável, o módulo Kubrick e a incrível mesa de jantar – transformada em local de trabalho – Lake são destaques do mobiliário.
Priscilla Müller – Vicky Cristina Barcelona
“No sé lo que quiero, sólo sé lo que no quiero” Com essa frase Priscilla Muller intitula seu ambiente, uma grande homenagem a Barcelona, cidade cheia de riquezas arquitetônicas. No projeto, a arquiteta integrou ambientes e trouxe muita luz natural para um espaço de convivência onde o living e o gourmet transitam juntos e integrados. O conforto visual, a amplitude e harmonia de cores neutras – destacadas na madeira natural clara, o acabamento em couro, metais e linho – dão ao espaço o ar contemporâneo, uma característica inegável de Priscilla. São destaques do mobiliário a mesa Carlo, versátil e super funcional e a icônica cadeira Vic, assinada por Jader Almeida exclusivamente para a Artefacto.
Samara Barbosa – The Post
Embora remeta ao passado do veículo The Washington Post e um escândalo político da década de 70, o filme escolhido por Samara Barbosa discute questões importantes e atuais, como a liberdade de imprensa e o empoderamento feminino. E é no retrato de uma mulher imponente, dona de um dos maiores jornais do mundo que a arquiteta se inspirou. O grande living de quase 50 m2 é predominantemente branco, clean e contemporâneo. O piso de mármore Branco Paraná Calacata Ouro, é também usado na parede, que ganha prateleiras de aço inox. O mobiliário, todo branco, tem diferentes texturas – destacam-se a coluna de jantar Indian, o sofá Cage II, cadeira Sammy com braço estofado.
Suelen Parizotto – Sex and The City
A arquiteta mais jovem dessa edição da Mostra se inspira no leve e icônico Sex and The City – cuja série completa 20 anos – com um living em homenagem ao culto e bem-sucedido Mr. Big (interpretado por Chris Noth). “Minha inspiração remete a parte culta do enredo, com muito jazz, coleção de arte, relógios, bom gosto. Um espaço feito para um empresário culto e atemporal da grande Nova York”, conta Suelen, que apresenta tons masculinos no mobiliário, como o marrom cacau, o azul noite – cores inéditas lançamentos da Artefacto – o cinza e o chumbo. A modernidade e a elegância estão impressas na mistura de aço inox, com veludo, camurça natural e mármore. As obras de arte estão em um espaço especial para que fiquem expostas destacando essa grande paixão do personagem. A boiserie em aço dá o tom contemporâneo e a lareira feita em mármore Gris Armani traz sofisticação. Todas as paredes são revestidas em MDF areia e uma das paredes com vegetação natural, num contraste para surpreender. A cômoda Ray, o sofá Phili, o sofá More III e a poltrona Ricci são os destaques do mobiliário.
Viviane Loyola – Meia Noite em Paris
A passagem do tempo, marca registrada do filme Meia Noite em Paris, foi o ponto de partida para Viviane Loyola projetar um espaço que mistura nobreza com detalhes contemporâneos. Assim como no filme, onde os ambientes mudam de lugar, a arquiteta fez um ambiente que pode ter diversos usos. A época antiga é retratada no painel de mármore travertino e em tecidos nobres. O contraponto moderno fica explícito no mobiliário solto e na marcenaria com linhas retas. O resultado é um espaço integrado – quarto e sala de jantar – próprio para as necessidades dos dias atuais. Do mobiliário, os destaques são o sofá Solo, a imponente poltrona Brasília, a mesa de centro Halston com tampo de mármore Marrom Imperial.