ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Views of ADD: Artefacto Curitiba lança Preview de mobiliário

Coleção é assinada por Patricia Anastassiadis

A Artefacto Curitiba lança o preview do mobiliário – Artefacto Editions 2018 – em um showroom com peças que farão parte da Mostra 2018, que acontece em agosto. Pelo quarto ano consecutivo, Patricia Anastassiadis comanda a direção criativa da marca e assina 20 peças inspiradas na relação humana com espaços e materiais em suas formas mais puras.  “O DNA da Artefacto sempre buscou um padrão de excelência internacional, com as melhores matérias-primas e um rigor artesanal raro na indústria. É assim que a marca vem construindo uma história de mais de quatro décadas. Desde que assumimos o front dos lançamentos, procuramos valorizar ainda mais esse legado, em formas que buscam a atemporalidade, já que um móvel não é um bem de consumo efêmero e, muitas vezes, chega a atravessar gerações”, conta a arquiteta.

Para a Artefacto Editions 2018, Patricia, que acredita que “quando se perde a sensibilidade daquilo que é feito à mão, a civilização corre um risco”, se vale de temas atuais e relevantes segmentados em quatro caminhos: Primitivo, Fiber Lab, Campanha e Space. Assim ela delineou o mobiliário e elevou o discurso – e o curso – do design a um novo patamar de importância cultural, com leveza e sem nenhuma pretensão. “A inspiração-chave da nova coleção como um todo é o próprio ser humano, suas interações entre si e com o meio ambiente – um resgate daquilo que é verdadeiramente essencial, inclusive dentro de casa”, contextualiza.

Destaque para as Mesas Componíveis Carlo, inspiradas no arquiteto italiano Carlo Scarpa. Disponível em cinco tamanhos diferentes, o conjunto, quando se une, faz uma releitura de elementos arquitetônicos. A estrutura em aço inox dá sustentabilidade ao tampo que pode variar entre três materiais: terrazzo, soleta ou vidro. Já o Módulo Escape, como o próprio nome sugere, convida ao relaxamento total sem perder a elegância. O estofado, suportado em pés de aço inox, tem estrutura simétrica que pode ser disposta no living de acordo com o projeto. Com charme extra e perfume feminino, a cadeira Clare tem formas sinuosas que delineiam a estrutura aconchegante toda estofada, sustentada pela base giratória em aço carbono. Outra poltrona com essência feminina é a Carrie, com shape curvilíneo e riqueza de detalhes no acabamento, capazes de criar volumes elegantes. Feita em uma base giratória em inox e estofado inteiramente revestido com tecido da cartela de opções da Artefacto, ela é cheia de charme. Para relaxar, a chaise Indiana combina o artesanal das matérias-primas naturais e a elegância do design. Produzida em malaca, a peça teve o assento e encosto estofados, arrematados pelos pés em aço inox. 

Saiba mais sobre as peças da Coleção 2018 e suas linguagens:

Primitivo

Busca a pureza dos materiais e de suas formas. Voltado para o ser humano e a sua intensa relação com o mobiliário, seguindo a tendência global de recuperação do consumo como memória, como valor intrínseco de cada peça. Itens utilizam materiais simples, como por exemplo, granilite, pedra e cimento, e possuem formas puras, curvas e quinas.

Fiberlab

Inserção de materiais naturais como acabamentos. Relação direta com a fibra, parte do DNA da marca Artefacto. Peças que transitam entre o living e o terraço. Materiais como palha de buriti, aço carbono e couro.

Campanha

Se refere a cultura e a necessidade de trânsito entre os povos. Peças leves, pequenas e de encaixe, que dão a sensação que podem ser desmontadas e levadas. Materiais resistentes como couro e madeira.

Space

Vazio da mente, o vazio onde se percebe a forma, onde se pode transitar. O espaço além da percepção de espaço físico. Liberdade da mente e o vazio do silencio. Peças claras e modulares.

Parceira da Artefacto desde 1995, Patricia já participou 17 vezes da Mostra Artefacto, evento anual que reúne designers de interiores, decoradores e arquitetos, para apresentar as novas tendências de decoração e mobiliário. Neste ano, o showroom da Artefacto Haddock Lobo, assinado pela arquiteta, possui espaço conceito com 400 m², incluindo a vitrine. Todos os itens apresentados estarão disponíveis nas lojas da rede – 25 no Brasil e três unidades nos Estados Unidos.

 

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