Pedra fundamental: o cenário perfeito para o Anuário de Arquitetura TOPVIEW 2023
Tudo é uma metamorfose. Mesmo a solidez das pedras. Mesmo a imensidão dos oceanos. Tudo depende de reações — químicas e físicas — e do poder de adaptação. Tudo é uma transformação.
A nobreza do mármore é o resultado de um processo físico-químico que eleva o calcário a altas condições de temperatura e pressão. Natural, a pedra exibe em seus veios a história do espaço em que foi gerada.
LEIA TAMBÉM: ANUÁRIO PREMIUM TOPVIEW 2023: conheça os melhores projetos arquitetônicos do ano!
A versatilidade do granito expõe o oposto: a pedra é um produto do resfriamento de lavas vulcânicas derretidas. Ao olhar para ele, olha-se para o mais profundo solo da crosta terrestre.
“O mármore paraná do PR Grupo Paraná possui características geológicas singulares.” — Thiago Lopes de Moraes
Essas duas potências, unidas são o tesouro do PR Grupo Paraná Mármores e Granitos. Patrocinador do Anuário de Arquitetura TOPVIEW 2023, o Grupo ofereceu a jazida Mármore Branco PR, em Rio Branco do Sul – PR, para o editorial exclusivo realizado com alguns arquitetos deste caderno.
60 anos de história
O PR Grupo Paraná Mármores e Granitos é o fruto dos ideais de Anibal Tavares Lopes. Em meados de 1960, o empresário se encantou pelo setor de rochas ornamentais ao ser contratado por uma jazida de calcário. Lopes logo deu início à Souza & Tavares. Em 1970, a empresa se fundiu à Serraria Paranaense e, em 1987, inaugurava a Paraná Granitos.
O empresário buscava mais: na mesma época, anunciou a aquisição da jazida para a extração de granito Café Imperial. A partir desse momento, os filhos do fundador passaram a liderar a empresa.
E, assim como as pedras que se moldam, o PR Grupo Paraná Mármores e Granitos seguiu em transformação: a marca adquiriu a jazida do Crema Paraná e inaugurou um centro de distribuição na Flórida, nos EUA.
Em 2016, consolidou a expansão para os Estados Unidos e, como um marco histórico, adotou o nome oficial de PR Grupo Paraná Mármores e Granitos.
Hoje, o legado de Anibal Tavares Lopes é protegido pelos filhos e sócios: Anibal Souza Lopes, Franciane Lopes de Pontes, Jucimara Lopes Moraes, Luciane Souza Lopes, Marinéia Lopes Reksiedler e Valdirene Lopes Ferreira.
Junto a eles, mais de 250 colaboradores ajudam a impulsionar a relevância nacional e internacional da marca.
Atuação internacional
Conheça as unidades as unidades do PR Grupo Paraná Mármores e Granitos no Brasil e nos Estados Unidos
As jazidas do PR Grupo Paraná Mármores e Granitos
O PR Grupo Paraná é pioneiro na extração de mármore branco paraná e também se destaca pelo trabalho com o granito café imperial. Hoje, a empresa é detentora de três jazidas no Brasil.
Mármore Branco Paraná
O gerente de vendas e sucessor da marca, Thiago Lopes de Moraes, revela a história por trás da primeira jazida adquirida pelo Grupo. Localiza da em Rio Branco do Sul, no Paraná, ela está em funcionamento há cerca de 60 anos — foi uma conquista da fundação da empresa.
Vinte dos mais de 200 hectares de terra são utilizados para mineração. O produto extraído é conhecido pela beleza, sofisticação, baixa porosidade e, principalmente, resistência superior a diversas pedras ornamentais disponíveis no mercado.
Assim como os arquitetos do Anuário de Arquitetura TOPVIEW 2023, profissionais de arquitetura e de decoração podem visitar o espaço — que oferece um visual incrível. É necessário agendar o passeio para garantir a entrada e a segurança durante o tour.
Em uma ensolarada segunda-feira de setembro, os colaboradores da jazida mármore Branco Paraná receberam a equipe da TOPVIEW e alguns arquitetos do Anuário de Arquitetura TOPVIEW 2023 para a sessão de fotos exclusiva que embeleza este caderno. A marca ressalta a essencialidade do trabalho que os colaboradores realizam ao representar e zelar pelos tesouros históricos que cada canto das jazidas guarda. Esse registro foi feito para eternizar a dedicação de cada um deles.
Café Imperial
O nome refinado traduz as características da rocha alcalina Café Imperial. A jazida de Santa Rita de Caldas, em Minas Gerais, faz a extração dessa pedra elegante, sóbria, resistente e brilhante.
Solidez & Beleza
O caráter natural das pedras ornamentais faz delas uma joia única. com o cuidado do PR Grupo Paraná mármores e granitos, a durabilidade dos produtos é elevada
O mercado de rochas ornamentais está em constante expansão. A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) — estado em que o PR Grupo Paraná Mármores e Granitos atua fortemente — estimou o crescimento de 25% para 2022. Também no ano passado, o Espírito Santo despontou na expor- tação desses produtos. Responsável por mais de 80% do faturamento brasileiro no envio de rochas ornamentais para outros países, o estado exportou US$ 1,05 bilhão no período descrito — conforme dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas).
Alguns dos motivos para o sucesso do setor são a ampla oferta de produtos e a rica potencialidade do solo brasileiro. Além, de, claro, o compromisso de empresas como o PR Grupo Paraná para o sucesso desse mercado.
“Há bancadas, pias e jazigos fabricados com nossos mármores na década de 1970 que ainda mantêm o mesmo visual.” — Thiago Lopes de Moraes
Os produtos únicos, naturais e não replicáveis dão aos ambientes mais do que a beleza que se espera ao adquiri-los. Mas a durabilidade e a funcionalidade são essenciais para os projetos que os escolhem.
O PR Grupo Paraná se destaca pela produção de mármores e granitos de jazidas próprias. A de mármore, cita Thiago Lopes de Moraes, é oferecida em dez padrões diferentes. Em evidência, as linhas Monte Cristo, Monte Vitta, Macchia ORO e Perlato.
Em relação aos granitos, Thiago destaca o clássico Café Imperial: “há 30 anos, a pedra estampa ambientes e projetos no Brasil e no exterior. A tonalidade marrom e a alta resistência o conferem como uma excelente opção de revestimento.” O profissional também lista as linhas Sea Foam Green, Verde Tunas e Bege Dunas como distintas no portfólio da marca.
A qualidade
“A qualidade dos produtos é um conjunto de fatores importantes que devem estar bem alinhados”, conceitua Thiago. O profissional lista as ações do Grupo para garantir a procedência e a durabilidade dos produtos oferecidos aos clientes.
“Há 30 anos, o granito café imperial estampa ambientes e projetos no brasil e no exterior.” — Thiago Lopes de Moraes
Além da utilização de insumos importados — como: resina, abrasivo e tela —, os parques fabris contam com
maquinários com tecnologia de ponta. Além disso, a marca investe em treinamentos para a equipe conhecer e
participar ativamente dos processos produtivos.
Thiago também enfatiza as boas características das pedras: “o mármore Paraná do PR Grupo Paraná possui características geológicas singulares, que podem ser apreciadas pelo seu alto grau de dureza e brilho no polimento apresentado nas chapas.”
E, mesmo que as rochas ornamentais não contem com garantia de fábrica — pela naturalidade do produto —, Thiago
ressalta que, com os cuidados necessários, a durabilidade pode ser ampliada: “há bancadas, pias e jazigos fabricados com nossos mármores na década de 1970 que ainda mantém o mesmo visual.”
Além disso, a empresa oferece aos clientes pedras extraídas, serradas e beneficiadas dentro de suas dependências. E mais: uma equipe de venda com conhecimento amplo sobre os produtos e uma equipe de logística que preza pelo cuidado durante as entregas dos materiais.
A relevância
O PR Grupo Paraná Mármores e Granitos acumula um portfólio invejável de clientes: Jader Almeida, Artefacto, AG7, Construtora Hugo Peretti, Construtora Adriatica, Construtora Bouw, Museu do Amanhã, Grupo Boticário e Santander.
Linha do tempo da PR Grupo Paraná Mármores e Granitos
1944 | Nasce Anibal Tavares Lopes, fundador da PR Grupo Paraná Mármores e Granitos
1957 – 1962 | Anibal Tavares Lopes é contratado em uma das maiores jazidas de calcário da América do Sul
1966 – 1970 | É adquirida a jazida de mármore Branco Paraná
1970 – 1986 | Ocorre a fusão da empresa Souza & Tavares com a Serraria Paranaense de Mármores e Granitos (Sepamar)
1987 – 1992 | É adquirida a jazida de granito Café Imperial
1994 – 2000 | Morre Anibal Tavares Lopes e os filhos assumem a direção da empresa
2000 – 2008 | É lançada a distribuidora Stone Gallery e a empresa entra em profunda expansão nacional
2016 | A empresa passa a se chamar PR Grupo Paraná e inaugura um centro de distribuição nos Estados Unidos
HOJE | O PR Grupo Paraná é consolidada como uma das mais relevantes empresas de rochas ornamentais do país
*Conteúdo originalmente publicado no Anuário Premium TOPVIEW 2023 da revista TOPVIEW.
TVBC: TOPVIEW Branded Content é um conteúdo em formato editorial criado especialmente para o cliente.