ESTILO

Aposta em decoração clean possibilita espaços para desaceleração

O clean pode ser interpretado como o que não incomoda visualmente, um tipo de decoração que dá a sensação de relaxamento

Com um ano tão conturbado como 2020, várias tendências ganharam força na área da arquitetura e decoração. Diante do isolamento social, as pessoas tiveram que ficar mais tempo em suas casas e, com isso, passaram a observar possibilidades de melhorias no ambiente, além de darem abertura para pequenas reformas e modificações no layout. Tendências como o home office, home schooling, biofilia e decoração clean são algumas que se destacaram neste ano. Tudo isso para garantir, primordialmente, o conforto, desaceleração e bem-estar de todos os que moram na mesma casa. 

Projeto de Giuliano Marchiorato (Foto: Eduardo Macarios)

Nos ambientes clean, as principais características são cores calmas, neutras, móveis com acabamentos retos, detalhes suaves e ornamentos não rebuscados. Tudo isso para garantir a sensação de relaxamento, segundo o designer de interiores Thiago Valente. “O clean pode ser interpretado como o que não incomoda visualmente, esse tipo de decoração nos relaxa. Digamos que é um flerte com o minimalismo, mas com um pouco mais de vida”, pontua. 

Para o designer, é possível fazer com que um ambiente clean seja sofisticado com texturas, brilhos e iluminação. “Para acabar com a monotonia, invista nos contrastes: foscos com brilhantes, tecidos encorpados com couros, espelhos com madeira… uma vez que, para um espaço ser clean, ele tende a ser mais contido visualmente, preencher os demais sentidos com certeza ajudará a trazer bem-estar”. 

Projeto de Giuliano Marchiorato (Foto: Eduardo Macarios)

Em relação ao mobiliário, o arquiteto Giuliano Marchiorato sugere móveis que tem desenhos mais limpos e acabamentos simples. “Os espaços clean mostram unidade nos equipamentos. Se o sofá é de linho, ele vai ser todo de linho. Inúmeras opções podem ser encontradas na SCA Curitiba, loja de móveis de alto padrão da capital,” indica.

Na prática, todos os ambientes podem ter decoração clean. Para Valente, o quarto é o local onde normalmente procuramos desacelerar, então esse conceito encaixa bastante como proposta. Marchiorato, por sua vez, indica que, quanto mais clean, mais vai transparecer a ideia de casa, que é o lugar de descanso, segundo ele. “A casa tem que ser a extensão do descanso. Se a gente tiver uma casa mais pesada, com muitos ornamentos, ela pode se tornar pesada”.

Projeto de Moribe+Valente (Foto: Eduardo Macarios)

“Se a pessoa já tende a ser mais minimalista em vários aspectos da vida, provavelmente o estilo clean pode ser aplicado na casa dela inteira”, finaliza Valente.

TVBC: TOPVIEW Branded Content é um conteúdo em formato editorial criado especialmente para o cliente.

Deixe um comentário