Casa em Portugal se inspira na história arquitetônica do país
597 0
Compartilhe

Projeto tem composição arquitetônica enriquecida com história e personalidade cultural

Um verdadeiro refúgio à beira-mar na região do Algarve, no sul de Portugal, esta morada mescla o estilo clássico e o contemporâneo, com suas grandes aberturas ao exterior, proporcionando integração total com a natureza, como um quadro vivo. A arquiteta Angela Chinasso assina um projeto desafiador em terra lusitana, em colaboração com o profissional português Jaime Coutinho.

projeto angela chinasso anuario topview 2019 (4)
No hall, a porta de entrada, em madeira “trançada”, é uma releitura dos antigos “muxarabis”, assim como o teto de abóboda de tijolos. As referências culturais e históricas também estão presentes nos azulejos portugueses, no lustre em bronze e na escultura em marfim. (Foto: Garrett Walsh).

Após uma viagem em companhia dos clientes para garimpar inspirações, Angela elaborou uma composição cheia de história e personalidade cultural, com referências à arquitetura alentejana, como no caso da abóbada de tijolos.

projeto angela chinasso anuario topview 2019 (7)
Detalhe do teto em abóbada de tijolos, típica referência da arquitetura alentejana. Clássico painel de azulejos pintados à mão, em tons de azul, exclusivamente para este hall, da Sant’Anna Hand Painted Tiles. Escultura em marfim do século 17 do Antiquário São Roque. Santo Antônio em madeira da teca folheada a ouro. Lustre em bronze do antiquário Canapé. (Foto: Garrett Walsh).

Os detalhes homenageiam séculos de história lusitana.

projeto angela chinasso anuario topview 2019 (6)
No mobiliário há peças em couro, como o aparador Ralph Lauren e o sofá da italiana Natuzzi. (Foto: Garrett Walsh).

Já o estilo típico do Algarve, que sofreu uma forte influência moura, é visível nas portas, janelas, colunas, rodapés e arandelas de cerâmica, símbolo das casas da região; e no branco das paredes, que remete às clássicas residências do litoral. As telhas mouriscas acrescentam uma estética rústica ao conjunto. Os icônicos azulejos portugueses pintados à mão não poderiam ficar de fora: um painel clássico e exclusivo em tons de azul foi aplicado na parede do hall de entrada.

projeto angela chinasso anuario 2019
Telhas mouriscas e molduras que envolvem portas, janelas, colunas e rodapés aparecem aqui pintadas, mas, originalmente, são feitas em calcário, pedra típica da região. (Foto: Garrett Walsh).

Sobre uma base de vidro, destaca-se a belíssima escultura em marfim do século 17, adquirida em garimpos nos antiquários São Roque e Canapés, na famosa Rua São Bento, em Lisboa. A área externa, com piscina, é um convite ao lazer e ao bem-estar.

A morada é a realização do sonho de um casal maduro, que pode desfrutar de um destino de férias para receber seus filhos, suas respectivas famílias e amigos, priorizando todo o conforto e o aconchego que uma casa de verão pode oferecer.

projeto angela chinasso anuario topview 2019 (5)
Destacam-se na composição a mesa, as poltronas e as estantes da renomada marca francesa Roche Bobois. Para caracterizar a decoração, um louceiro em madeira com pratos de coleção, garimpados em antiquários de Lisboa. (Foto: Garrett Walsh).

O objetivo do projeto foi reinterpretar a arquitetura local, respeitando sua identidade.

Serviço
Angela Chinasso Arquitetura – Av. Cândido Hartmann, 430/ 4oº andar – Curitiba/PR_(41) 98403-8359
angelachinasso@gmail.com
Instagram: @angelachinasso
*
*
*
Antiquário São Roque – R. de São Bento 199B, 1250-096 Lisboa, Portugal_+351 21 396 0734.
Antiquário Canapés – R. São Bento, 292 – Lisboa, Portugal_+ 351 213 979 763.
Decorpita – Loja em Portugal.
El Corte Ingles – Loja em Portugal.
Equilíbrio Interiores – Estrada de Vale do Lobo, 8135-107 Almancil, Portugal.
Ikea.
Natuzzi – Av. Nossa Senhora da Luz, 1.699 Jardim Social – Curitiba/PR_(41) 3013-2020.
Sant’Agostino.
Ralph Lauren.
Roche Bobois.
Zara Home – Av. do Batel, 1.989 Lj. 117/118/119 Batel – Curitiba/PR.

Leia mais:

Veja todos os projetos do anuário Premium TOPVIEW 2019

In this article

Join the Conversation