ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

A morada contemporânea de Auro Ottoni

O apartamento do badalado hair stylis tem no mobiliário brasileiro e nas obras de arte o ponto forte de sua decoração

Ele trabalha de terça a sábado, do meio-dia até por volta das 22 horas – ou até o último cliente. Em um dia cheio, o hair stylist Auro Ottoni, do Torriton Beauty & Hair do Pátio Batel, chega a atender até 60 pessoas.

Ele admite que encontrar com tanta gente rende uma rotina divertida, mas há uma contrapartida: “Passo o dia falando, deve ser por isso que eu não gosto de sair tanto”, concluiu Auro, que recebeu a Top View em sua casa em uma tarde preguiçosa de segunda-feira.

Apesar de admitir não ser um grande fã de baladas, Auro tem uma vida social agitada – é convidado para muitos eventos da cidade e faz questão de postar vários dos convites que recebe em seu perfil do Instagram (@auroottoni). Quando pode, gosta mesmo é de ficar em casa e pedir comida – pizza, de preferência.

Se você morasse no apartamento dele, adoraria ficar em casa também. O imóvel de 400 m2, que fica no Bigorrilho, tem as salas decoradas com o melhor do design nacional. Há peças de Jader Almeida, Oscar Niemeyer, Zanini de Zanine, Sérgio Rodrigues, entre outros. A paixão pelos traços brasileiros surgiu há cerca de dois anos.

Auro começou a conhecer os artistas, as lojas, a se informar sobre os principais nomes e se apaixonou pelos traços contemporâneos – muito diferentes do design clássico europeu, que era o que estava em alta na decoração até então.

“Comecei a ver nas casas e a gostar”, explica. Foi comprando coisas conforme seu gosto pessoal  – a ponto de ter um quarto cheio de peças –, mas a decoração da casa, com as obras colocadas aleatoriamente, foi ficando esquisita. Assim surgiu a ideia de chamar a arquiteta Fernanda Cassou para fazer um retrofit do espaço. “Não é um projeto, é uma mudança”, explica Auro. “Ela deixou o apartamento mais contemporâneo”, emenda, citando o piso de cimento e os revestimentos de madeira como exemplo das alterações.

E para deixar as paredes com uma decoração à altura do mobiliário disposto nas salas, Auro pediu a uma de suas clientes – Laura Simões de Assis, da SIM Galeria – dicas de que obras comprar. Assim, há quadros de artistas como Antonio Claudio Carvalho e da fotógrafa Juliana Stein, entre outros.

O hair stylist – que está completando 30 anos de carreira – sonha agora em construir uma casa contemporânea em um condomínio fechado – com as formas de cubo de concreto, para abrigar a valiosa coleção de peças que adquiriu ao longo dos anos.

Ele não tem noção de quanto elas valem, mas comenta que chegou a pagar algumas centenas de reais em muitas delas. “Eu não gosto de ter dinheiro guardado, gosto de ter necessidade”, explica. “Preciso me esforçar para ter as coisas”, finaliza.

Deixe um comentário