5 tipos de gelato para dietas restritivas - TOPVIEW

5 tipos de gelato para dietas restritivas

Harlen Tessari Brandão, chef gelatiere e sócia da Freddo Gelateria, mostra sabores que fogem do comum

Compartilhe

A maioria dos brasileiros se esforça para manter uma alimentação saudável, buscando consumir produtos mais frescos e nutricionalmente ricos. O resultado faz parte de levantamento pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Oito em cada dez brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável e 71% dos entrevistados apontam que preferem produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar um pouco a mais por eles.

Por si só, as frutas são funcionais e, mantendo esta característica, os produtos da Freddo Gelateria aproveitam o melhor da matéria prima. No caso da empresa, as belezinhas naturais são selecionadas manualmente e, na maioria das vezes, de produtores locais, garantindo uma dieta saudável — que não exclui sobremesas!

A gelateria, inclusive, disponibiliza em suas vitrines uma variedade de sabores especiais que fogem do comum — e pensados principalmente para os consumidores que possuem restrições alimentares. Confira!

Veganos

Créditos: Pistacchio Vegan SZ

Acompanhando as necessidades do planeta, a gelateria incorporou ao seu cardápio uma série de produtos veganos, ou seja, mercadorias cuja produção se abstém de elementos com origem animal. O grande destaque é o lançamento: Pistacchio Vegan SZ, que tem leite de castanha de caju e pistache de origem como base. “Foi um desafio desenvolver esse produto, mas chegamos a uma receita exclusiva encantadora. Esse além de ser vegano é também sem açúcar”, explica Harlen Tessari Brandão, chef gelatiere e sócia da empresa. 

O Sorbetto di Mango SZ (base água e manga palmer fresca) e Sorbetto di Frutto della Passione SZ (base água e polpa fresca de maracujá) são outras opções veganas e que, inclusive, levam stevia como adoçante principal. “Também estamos pensando em relançar veganos que já passaram pelas nossas vitrines como o amado Vanilla Bourbon Vegan, que pode ganhar um nova receita”, revela a especialista.

0% lactose

Sorbetto di Fragola | Créditos: Divulgação/Freddo

No Brasil, estima-se que 40% das pessoas apresentam hipolactasia, ou seja, a incapacidade de digerir totalmente a lactose. Contudo, essas pessoas não precisam deixar de se deliciar com um gelato da Freddo: há inúmeras opções sem lactose!  Um dos sabores é o Sorbetto di Fragola: à base de água e morangos orgânicos. “Essa fruta tem propriedades diuréticas, é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização dos ferimentos, fortalece a parede dos vasos sanguíneos melhorando a circulação e aumenta a absorção do ferro combatendo a anemia”, ressalta Harlen. 

Outro sabor irresistível é o Sorbetto di Limone Siciliano, também à base de água e, dessa vez, suco natural e fresco do limão siciliano que, de acordo com a chef, estimula a digestão e melhora a saúde do sistema imunitário. 

Funcionais

Sorbetto di Uva Terci | Créditos: Divulgação/Freddo

Harlen conta que os sabores já citados também possuem características interessantes para uma dieta funcional. Contudo, o destaque é o Sorbetto di Uva: base água, uva fresca e farinha de uva. “Esse ingrediente contém bioflavonoides e resveratrol, encontrados na casca da uva e na farinha, que é feita com a casca. Tem propriedades anti-inflamatórias, protetoras dos vasos, com efeito benéfico em doenças cardiovasculares e antioxidantes. Algumas dessas moléculas têm até um efeito antitumoral, ou seja, na prevenção do câncer”, explica.

0% açúcar

Cocco SZ | Créditos: Divulgação/Freddo

Além dos produtos listados no primeiro ítem, a Freddo Gelateria também conta com o Cocco SZ: base leite e leite de coco com flocos da fruta, adoçado principalmente com stevia. “Tem um sabor aromático e intenso em que não se sente falta do açúcar”, reforça a profissional.

0% glúten

Torta Belga | Créditos: Divulgação/Freddo

Uma característica muito importante da gelateria é que nenhum produto tem adição de glúten na composição, sendo interessantes para dietas que evitam a substância. “É preciso saber que pode acontecer uma contaminação cruzada, situação que não permite que nosso gelato seja apropriado para celíacos. Porém, é recomendado para quem adota dietas de restrição da substância sem alergia”, alerta, acrescentando que, aqui, o destaque vai para o Torta Belga, Gelato de fior di latte, mesclado com doce de leite mineiro e lâminas de castanha do Pará.

Este conteúdo é produzido por TVBC

Leia tambémMini chefs: a quarentena com os pequenos na cozinha!

In this article

Join the Conversation