5 dicas práticas para limpar seu piso de porcelanato
O porcelanato ganha cada vez mais espaço nos imóveis pela elegância, versatilidade, durabilidade e, especialmente neste momento, por ser um dos revestimentos mais higiênicos que existem. Isso porque sua superfície impermeável evita a instalação de bactérias, vírus e fungos e a sujeira pode ser removida com uma limpeza simples.
“Um porcelanato de qualidade não encarde fácil e não exige lavagem frequente, mas alguns cuidados na manutenção são ideais para garantir que o revestimento mantenha sua elegância e durabilidade tão característicos“, explica a arquiteta Mariana Mota, diretora da Cerbras, indústria de referência na produção de porcelanatos.
Confira as dicas da arquiteta para a limpeza ideal do seu porcelanato:
-
Para manter suas superfícies em porcelanatos sempre limpas, utilize a seguinte solução: uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro diluído em cinco litros de água. Evite produtos ácidos que prometem uma limpeza profunda e rápida, eles costumam ser agressivos ao porcelanato, alterando seu brilho.
-
Prefira aspirar seu porcelanato ou varrer com instrumentos de cerdas macias para não arranhar. Não utilize palha de aço nessa limpeza, pois ela pode arranhar o revestimento.
-
Já na escolha do seu porcelanato, prefira os que são realmente anti-manchas! Eventuais sujeiras podem ser removidas na maioria dos casos com pano úmido e o uso de detergentes neutros.
-
Para remoção de manchas mais difíceis, indica-se o uso de produtos específicos disponíveis no mercado que garantam a limpeza sem comprometer as características técnicas/estéticas do revestimento.
-
Você pode finalizar sua limpeza com um pano seco e, em seguida, passar uma pequena quantidade de álcool 70% para garantir a assepsia completa da superfície.