Dal futuro al presente
Por Izabelly Lira
Milão reúne diversos títulos. É a capital da moda, centro financeiro da Itália, metrópole na região da Lombardia e, durante a Milan Design Week, também se torna um polo importante para as marcas de mobília e decoração.
Em 2022, no mês de junho, a cidade abrigou a feira pela 60ª vez. Nesta edição, o Salone del Mobile recebeu 2.175 marcas expositoras. Para conhecer e trazer as principais tendências mundiais, a Bidese Construtora, conhecida por executar projetos de alto padrão, convidou o especialista em mercado de luxo e Embaixador de Brasilidades da TOPVIEW, Adriano Tadeu Barbosa.
“É a principal feira mundial [do setor] e concentra o que acontece no ramo, além de ser a mais influente norteadora do segmento. É importante para colher informações, inspirações e orientações para o futuro”, opina Adriano.
“Para nós, fez muito sentido vivenciar a Milan Design Week e trazer um pouco dessa efervescência criativa para Curitiba. Temos um propósito de deixar um legado arquitetônico para a cidade e, por isso, buscamos referências em eventos que são marcados pela criatividade e inovação e colocamos essa inspiração em nossos projetos, como os nossos dois próxi-
mos lançamentos, o Edifício Zen e o Edifício Lemme, que serão um marco para a capital”, detalha Adriano Bianchi Ribeiro, head de marketing da Bidese.
A parceria entre a construtora e o especialista levou das terras italianas às curitibanas três principais conceitos: a volta ao passado para entender o presente, o co-branding e a busca da
beleza na imperfeição.
VOLTA AO PASSADO
A maior inspiração decorrente da Milan Design Week, de acordo com o embaixador, é o futuro inspirado no passado. “O retorno ao passado consolidou nossa visão. Como estamos saindo de um período complicado, revisitar o passado nos traz
segurança para o futuro”, conta.
As marcas buscaram significa dos antigos e voltaram ao passado, passeando, mais especificamente, pela década de 1970. “Os anos 1970 levaram as pessoas aos eventos abertos e apresentaram uma grande harmonia entre os comportamentos humanos, a moda e o design. Isso também acontece agora, portanto, estamos voltando para entender”, reflete Adriano.
CO-BRANDING
Na teoria, o co-branding corresponde a uma estratégia de marketing que envolve a aliança estratégica de duas ou mais marcas em um único produto ou serviço.
Na prática, em Milão, um dos maiores exemplos disso foi a parceria entre a Dior e Philippe Starck. A marca pediu ao designer para fazer uma releitura da icônica cadeira Médaillon especialmente para o salão da feira deste ano.
“Alguns procuraram a vida toda pelo vestido preto ideal. Eu sempre sonhei com a cadeira perfeita. Esse ícone de perfeição existe claramente em nosso inconsciente coletivo, na forma da
cadeira Médallion de Luís XVI e sua estrutura oval mágica, que é um dos símbolos da maison Dior. Tudo sempre me levava de volta a essa cadeira”, contou Starck, em entrevista à Dior.
Em resumo, o co-branding também se fez presente na Milan Design Week com a mensagem principal que estavam retratando: “sozinhos, vamos mais rápido, mas, juntos, vamos mais longe”, pontua Adriano.
BELEZA NA IMPERFEIÇÃO
Buscar leveza é um dos caminhos para assumir a imperfeição natural. “Enquanto sociedade, estamos saindo de um período muito pesado – e precisamos encontrar leveza, precisamos voltar a ver o que é belo.
A humanidade está muito engrenada na beleza clássica, no belo que está no museu. Só que vivemos em um mundo imperfeito e precisamos enxergar isso”, conta Adriano.
A marca brasileira de design de móveis A Lot of Brasil levou exatamente essa proposta para a Milan Design Week. A label apresentou a coleção Kintsugi na feira, com móveis feitos a partir da técnica que junta partes quebradas para criar uma peça nova.
*Matéria originalmente publicada na edição #264 da revista TOPVIEW.